Transmissão de conhecimento entre gerações na Comunidade Tradicional Mimoso – Reserva da Biosfera do Pantanal

Autores

DOI:

10.59621/flovet.2023.v1.n12.e2023002

Palavras-chave:

Análise quantitativa, Conhecimento tradicional, Escola Santa Claudina, Transmissão de saberes

Resumo

Apresentamos o resultado da pesquisa desenvolvida com moradores (adultos) da comunidade Mimoso e estudantes da Escola Estadual Santa Claudina, residentes no distrito de Mimoso, a respeito da transmissão do conhecimento tradicional. Utilizamos entrevistas semiestruturadas, questionários e observação participante. As entrevistas foram realizadas com a comunidade escolar; os questionários foram respondidos pelos estudantes. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. A Análise de Cluster foi utilizada para comparar e agrupar interlocutores conforme o conhecimento e usos das plantas, e o Escalonamento Multidimensional para medir a similaridade do uso das plantas. A família foi indicada como principal responsável pela transmissão do conhecimento tradicional, especialmente ao uso das plantas e a cultura local. Os estudantes reconhecem a importância dos professores na educação escolar e no engajamento cultural com a comunidade. A continuidade dos saberes tradicionais entre os mimoseanos depende de incentivos para a permanência dos jovens no pantanal.

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Biografia do Autor

Margô De David, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia - Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE - UNEMAT. Mestre em Ciências Florestais e Ambientais, na Linha de Pesquisa em Análise e Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa ESCER - Estudando o Cerrado, com certificação nacional pelo CNPq/Capes. Professora de Biologia na Educação Básica - Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Atua em pesquisas nas áreas de Etnobotânica e Etnociências, vertentes das Ciências Biológicas e das Ciências Ambientais.

Carolina Joana da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, desde 2000. Possui graduação em Licenciatura e História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1974), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (1979) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (1990), sob orientação de Dr. Francisco Assis Esteves. Pós Doc em Limnologia de Áreas Úmidas Tropicais, no Grupo de Ecologia Tropical do Instituto Max Planck de Limnologia, Plon, Alemanha (1999), sob a supervisão de Dr. Wolfgang J. Junk. Participa como orientadora dos Programas de Pós Graduação: mestrado e doutorado em Ciências Ambientais da UNEMAT e do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, PPGBionorte, da Rede Bionorte. Tem experiência em Ecologia de Áreas Úmidas Pantanal, onde desenvolveu a carreira cientifica no ensino de graduação, pós graduação; orientação e publicação nas seguintes áreas: Limnologia, Biodiversidade, Etnobiologia, Etnoecologia e Etnobotânica. Participa da Rede Pesquisa e Pós Graduação- Rede Bionorte. Participou da Rede Clima - Sub rede Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Regional/CDS/UnB. Desenvolve pesquisas e orienta nos Biomas Pantanal e na Amazônia (Conexão Amazônia - Pantanal). Pesquisadora visitante do Howard T. Odum Center of Wetlands, Universidade da Florida, Gainesville, Florida, USA (2015-2016). Pesquisador produtividade CNPq Nível 2. Membro do Comitê Estadual da RBPantanal/MT, Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal/UNESCO.

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Publicado

2023-10-28

Como Citar

DE DAVID, M.; SILVA, C. J. da. Transmissão de conhecimento entre gerações na Comunidade Tradicional Mimoso – Reserva da Biosfera do Pantanal . FLOVET - Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora, Vegetação e Etnobotânica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. e2023002, 2023. DOI: 10.59621/flovet.2023.v1.n12.e2023002. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/flovet/article/view/16416. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Etnobotânica

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