EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CONHECIMENTO ETNOFARMACOLÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ARAPUTANGA – MT, BRASIL

Autores

  • Victor Hugo de Oliveira Henrique hugo31_oh@hotmail.com
  • Quirlene Raquel Almeida email@nao.informado
  • Makson Alexandre email@nao.informado
  • Mamynne Correa da Costa Rodrigues email@nao.informado
  • Pabila Stephanie de Souza email@nao.informado
  • Maria Corete Pasa pasamc@brturbo.com.br

Resumo

Uma ótima ferramenta para a conservação dos recursos naturais é a percepção humana sobre o ambiente em que vivem, por isso, é extremamente importante entender como os indivíduos percebem o ambiente para que possa trabalhar de forma eficiente a educação ambiental. A pesquisa etnobotânica, entre suas funções, tem o papel de reunir informações para entender a interpretação do conhecimento, significação cultural, manejo e usos tradicionais dos elementos da flora. Engloba a forma como um grupo social classifica as plantas e seus usos. O objetivo deste trabalho foi fazer o levantamento etnofarmacológico de plantas medicinais dos alunos de ensino fundamental e médio em uma escola pública regular, e a partir disso, projetar ações de educação ambiental, visando a preservação do meio ambiente. Foi aplicado um questionário para 11 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 23 alunos do1º ano do Ensino Médio de uma escola pública regular totalizando 34 alunos entrevistados. O questionário possuía questões de caráter socioeconômico e acerca do conhecimento etnofarmacológico de plantas medicinais. Dentre os 34 entrevistados, 22 possuíam entre 13 e 15 anos de idade, 9 entre 16 e 18 anos, 2 possuíam acima de 18 anos e um não respondeu a essa questão. Foram citadas 19 famílias botânicas, que juntas englobam 28 espécies botânicas citadas. A Família mais citada foi a Lamiaceae. A folha foi o órgão da planta mais citado, utilizado na preparação dos “medicamentos caseiros”. A folha é a estrutura vegetal que possuí uma coleta fácil e simples e cuja obtenção não provoca grandes prejuízos a planta. O levantamento etnofarmacológico de plantas medicinais na escola permitiu evidenciar que o conhecimento sobre plantas medicinais está presente na maioria das famílias dos estudantes e está sendo passado pelas gerações mais antigas para as mais novas, mesmo com a aceleração da urbanização do munícipio e a industrialização dos medicamentos.

Biografia do Autor

Victor Hugo de Oliveira Henrique

Aluno de Graduação em Ciências Biológicas – IB/UFMT

Quirlene Raquel Almeida

Aluna de Graduação em Ciências Biológicas – IB/UFMT

Makson Alexandre

Aluno de Graduação em Ciências Biológicas – IB/UFMT

Mamynne Correa da Costa Rodrigues

Aluna de Graduação em Ciências Biológicas – IB/UFMT

Pabila Stephanie de Souza

Aluna de Graduação em Ciências Biológicas – IB/UFMT

Maria Corete Pasa

Professora Drª – Departamento de Botânica e Ecologia – IB/UFMT.

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