A TEMÁTICA “ALGAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE TEÓRICA E IMAGÉTICA SEGUNDO O MODELO DA CARGA COGNITIVA E DA TEORIA DA MEMÓRIA OPERACIONAL

Autores

  • Matheus Vieira da Silva matheusvieirabio@hotmail.com
  • Jonatas Alécio dos Prazeres email@nao.informado

Resumo

Tendo em vista a grande utilização do livro didático enquanto ferramenta fundamental para a atividade docente, este trabalho objetivou avaliar como a temática “Algas” é abordada em quatro livros do 7° ano, do ensino fundamental. As imagens foram analisadas segundo o modelo da carga cognitiva e da teoria da memória operacional, sendo categorizadas de acordo com seu nível instrucional. Os resultados demonstraram a maior parte dos livros didáticos analisados que abordaram o tema algas, foi pouco suficiente em relação à inclusão de títulos atrativos, linguagem acessível e utilização de recursos visuais. O estudo apontou uma grande predominância de imagens sem valor instrucional, em todos os livros. Ressaltamos a importância de analises mais refinadas dos autores dos livros didáticos para que esse erro não seja repetido.

Biografia do Autor

Matheus Vieira da Silva

Universidade Estadual de Maringá, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (NUPELIA) - Laboratório de Estudos do Fitoplâncton, Av. Colombo, 5790, Bloco H-90, CEP 87020-900, Maringá, Paraná, Brasil. 

Jonatas Alécio dos Prazeres

Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular- Laboratório de Mutagênese, Av. Colombo, 5790, Bloco H-67, CEP 87020-900, Maringá, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-04-02