A TEMÁTICA “ALGAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE TEÓRICA E IMAGÉTICA SEGUNDO O MODELO DA CARGA COGNITIVA E DA TEORIA DA MEMÓRIA OPERACIONAL

Autores

  • Matheus Vieira da Silva matheusvieirabio@hotmail.com
  • Jonatas Alécio dos Prazeres email@nao.informado

Resumo

Tendo em vista a grande utilização do livro didático enquanto ferramenta fundamental para a atividade docente, este trabalho objetivou avaliar como a temática “Algas” é abordada em quatro livros do 7° ano, do ensino fundamental. As imagens foram analisadas segundo o modelo da carga cognitiva e da teoria da memória operacional, sendo categorizadas de acordo com seu nível instrucional. Os resultados demonstraram a maior parte dos livros didáticos analisados que abordaram o tema algas, foi pouco suficiente em relação à inclusão de títulos atrativos, linguagem acessível e utilização de recursos visuais. O estudo apontou uma grande predominância de imagens sem valor instrucional, em todos os livros. Ressaltamos a importância de analises mais refinadas dos autores dos livros didáticos para que esse erro não seja repetido.

Biografia do Autor

  • Matheus Vieira da Silva
    Universidade Estadual de Maringá, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (NUPELIA) - Laboratório de Estudos do Fitoplâncton, Av. Colombo, 5790, Bloco H-90, CEP 87020-900, Maringá, Paraná, Brasil. 
  • Jonatas Alécio dos Prazeres
    Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular- Laboratório de Mutagênese, Av. Colombo, 5790, Bloco H-67, CEP 87020-900, Maringá, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-04-02