Produção familiar rural e desigualdade de renda na amazônia: um estudo do projeto reca, em Porto Velho, Rondônia
DOI:
10.19093/res4359Palavras-chave:
Produção familiar rural. Desempenho econômico. Desigualdade de renda. Amazônia. Projeto RECA.Resumo
Este artigo analisa o desempenho econômico da produção familiar obtido pelos produtores familiar rurais do projeto Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado – RECA, em Porto Velho – RO. Especificamente visa contribuir com o entendimento da economia da produção familiar rural na Amazônia e com a concentração de renda na região, buscando compreender como a renda evoluiu e foi distribuída ao longo de dez anos. Para isso utilizamos indicadores de desempenho econômico e de medidas de concentração de renda. Pelos dados encontrados constatamos que ocorreu uma diminuição no número de pobres e uma distribuição de renda mais equitativa no RECA quando comparado com outros sistemas produtivos praticados na região.Publicado
2018-02-01
Como Citar
Maciel, R. C. G., Silva, M. J. P., Aquino, J. N., Azevedo, M. N., Cavalcante Filho, P. G., & Souza, E. F. (2018). Produção familiar rural e desigualdade de renda na amazônia: um estudo do projeto reca, em Porto Velho, Rondônia. Revista De Estudos Sociais, 19(39), 3–18. https://doi.org/10.19093/res4359
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.