Distribuição de Renda e Pobreza na Floresta Amazônica: Um Estudo a partir da Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19093/res.v16i32.1946


Resumo

O processo de ocupação da Amazônia levou à desarticulação do extrativismo tradicional na região, tendo como um dos principais resultados os conflitos sociais e a luta pela posse da terra. As Reservas Extrativistas (RESEX) surgem para a resolução dos conflitos, buscando-se gerar trabalho e renda aos extrativistas, além de conservar o meio ambiente florestal. O objetivo deste trabalho é avaliar a geração e distribuição de renda na RESEX Chico Mendes, Acre, tendo em vista a discussão em torno da pobreza. A metodologia utilizada faz parte do projeto ASPF, desenvolvido na Universidade Federal do Acre, que trabalhou indicadores de resultados econômicos adequados à produção familiar rural da região, bem como indicadores de concentração de renda (Índice de Gini), além da linha de pobreza. Os resultados encontrados indicam desempenho econômico insuficiente para a reprodução das famílias, melhora na distribuição de renda e, consequente, redução da pobreza, além da ausência de miseráveis no seio da floresta.

 

Biografia do Autor

  • Raimundo Claudio Gomes Maciel, Universidade Federal do Acre
    Possui graduação em ECONOMIA pela Universidade Federal do Acre (1996), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor/pesquisador da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, economia do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
  • Pedro Gilberto Cavalcante Filho, Universidade Federal do Acre
    Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre. Pesquisador do Projeto de Pesquisa Análise Socioeconômica dos Sistemas Básicos de Produção Familiar Rural do Estado do Acre, denominado ASPF e vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas (CCJSA) da Universidade Federal do Acre (UFAC).
  • Elyson Ferreira Souza, Universidade Estadual de Campinas
    Possui graduação em Economia (2002), Licenciatura Plena em Matemática (2004), Especialização em Economia do Setor Público (2004) pela Universidade Federal do Acre, Mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e atualmente cursa Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. É professor da rede estadual de ensino do Governo do Estado do Acre. Tem experiência nas áreas de Educação e Economia, com ênfase em Educação e Economia do Setor Público, Agrária e dos Recursos Naturais. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, contas públicas, agricultura familiar, análise econômica e projetos de assentamento.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Distribuição de Renda e Pobreza na Floresta Amazônica: Um Estudo a partir da Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes. (2014). Revista De Estudos Sociais, 16(32), 136-153. https://doi.org/10.19093/res.v16i32.1946

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)