Efeito do Fundo Constitucional do Centro-Oeste na Geração de Empregos
DOI:
10.19093/res.v18i36.3309Palavras-chave:
Políticas Regionais de Desenvolvimento. Fundo Constitucional do Centro-Oeste. Empregos.Resumo
Criado com a finalidade de dirimir as desigualdades regionais entre as regiões do país, o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) libera recursos através de projetos de investimento aos setores produtivos para geração de empregos, renda, arrecadação tributária e aumento no faturamento das empresas, garantindo recursos para às políticas regionais de desenvolvimento. A pesquisa justifica-se na necessidade de evidenciação de resultados, importância das políticas regionais de desenvolvimento e de integração nacional. Assim, o objetivo geral do presente estudo é analisar a relação entre a aplicação dos recursos do FCO e a geração de empregos. Para responder esse questionamento, foram coletados dados em forma de painel antes e depois da redação da Constituição Federal (1988) que garante o repasse do fundo para os municípios da região do centro-oeste. Por fim, Levantaram-se duas hipóteses: H0: a liberação de recursos do fundo não influencia o número de empregos gerados e H1: caso contrário. Como resultados temos que o FCO no comércio gerou uma média de 5.493 empregos, para a indústria 1.331 e para o setor de serviços 3.559 vagas, correspondendo a 28% das vagas geradas no período, bem como o resultado de regressão equivale a 65% das vagas estimadas pelo programa na liberação dos investimentos.Downloads
Publicado
2016-06-27
Como Citar
de Freitas, C. E., Arbués Carneiro Júnior, J. B., & Justino, A. do P. (2016). Efeito do Fundo Constitucional do Centro-Oeste na Geração de Empregos. Revista De Estudos Sociais, 18(36), 172–194. https://doi.org/10.19093/res.v18i36.3309
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.