Dinâmica Inovativa nos Assentamentos da Amazônia: Considerações sobre o projeto de Desenvolvimento Sustentável Bonal, Senador Guiomard - AC

Autores

DOI:

10.19093/res.v18i36.3051

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Investimento, Dinâmica Inovativa, Reforma Agrária, Amazônia.

Resumo

O desenvolvimento e a viabilidade da agricultura familiar ao longo do tempo tem sido alvo de intensos debates em torno de temas como a reforma agrária de determinadas regiões e a capacidade de reprodução social no campo. Recentemente vários assentamentos rurais foram implantados no Brasil, buscando-se encaminhar tais discussões no contexto do desenvolvimento sustentável. O objetivo geral do presente estudo é avaliar a dinâmica inovativa e o investimento no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Bonal, Senador Guiomard, Acre. Trabalha-se com indicadores específicos de avaliação da produção familiar rural. Os resultados indicam baixa incidência de efetivos agricultores familiares, bem como uma propensão negativa a investir entre a maioria das unidades produtivas.

Biografia do Autor

Paulo Alves Silva, Universidade Federal do Acre

Economista, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre.

Raimundo Cláudio Gomes Maciel, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em ECONOMIA pela Universidade Federal do Acre (1996), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor/pesquisador da Universidade Federal do Acre, coordenador do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, economia do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Pedro Gilberto Cavalcante Filho, Universidade Federal do Acre

Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre. Pesquisador do Projeto de Pesquisa Análise Socioeconômica dos Sistemas Básicos de Produção Familiar Rural do Estado do Acre, denominado ASPF e vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas (CCJSA) da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

Silva, P. A., Maciel, R. C. G., & Cavalcante Filho, P. G. (2016). Dinâmica Inovativa nos Assentamentos da Amazônia: Considerações sobre o projeto de Desenvolvimento Sustentável Bonal, Senador Guiomard - AC. Revista De Estudos Sociais, 18(36), 27–49. https://doi.org/10.19093/res.v18i36.3051

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)