Elementos para Discussão sobre a Participação Social na Teoria e na Prática

Autores

  • Luana Ferreira dos Santos luana_agronegocio@hotmail.com
    Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Rafael Junior dos Santos Figueiredo Salgado rafa.salgad@gmail.com
    Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Edson Arlindo Silva edsonsilva@ufv.br
    Universidade Federal de Viçosa - UFV

Palavras-chave:

Participação Social, Grupo Focal, Administração Pública

Resumo

Este trabalho retrata uma análise da participação social por meio da observação de um grupo de estudantes de pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior. Buscou-se entender a percepção sobre a participação social dos estudantes que pesquisam ou estudam essa temática. O estudo caracteriza-se como qualitativo exploratório e descritivo. Para a coleta de dados utilizou-se as técnicas do grupo focal e aplicação de questionário. Para a análise dos resultados utilizou-se o método da análise de conteúdo, tomando-se por base trechos das discussões observadas e registradas no grupo focal. Os resultados indicam que, neste grupo de estudantes, há um claro reconhecimento da participação social. Os participantes do estudo também relataram dificuldades que impedem a realização e ampliação da participação, como a falta de interesse, de incentivo e de capacitação quando se pensa na atuação coletiva cidadã. As pesquisas realizadas pelos estudantes da pós-graduação sobre participação social ajudaram a entender como se dá essa participação e o quão importante ela é para o desenvolvimento da sociedade, permitindo uma contribuição mais efetiva e crítica.

Biografia do Autor

Luana Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharela em Gestão do Agronegócio, pela Universidade Federal de Viçosa. Atua na área de políticas públicas para agricultura familiar, desenvolvimento rural e cooperativismo. Faz parte do Grupo de Pesquisa Administração Pública e Gestão Social.

Rafael Junior dos Santos Figueiredo Salgado, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa. Foi bolsista de Iniciação Cientifica pesquisando sobre temas relacionados à politicas públicas, em especial, ao Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar. Desenvolveu atividades no Centro de Referência da Cadeia de Produção de Biocombustíveis para a Agricultura familiar eno Centro de Conhecimento em Bioenergia. Atua principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar, Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Politicas Públicas e Biocombustíveis.

Edson Arlindo Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Pesquisador-Bolsista de Produtividade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2009). Mestre em Extensão Rural pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2001). É professor do Departamento de Administração e Contabilidade do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa. Leciona em cursos de Graduação e Pós-graduação (Especialização e Mestrado). Atua como professor-pesquisador e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado), desenvolvendo pesquisa na área de Administração, com ênfase em Administração Pública em interface com Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

Santos, L. F. dos, Salgado, R. J. dos S. F., & Silva, E. A. (2016). Elementos para Discussão sobre a Participação Social na Teoria e na Prática. Revista De Estudos Sociais, 18(36), 66–87. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2973

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)