EFICIÊNCIA DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO TERRITÓRIO RURAL DO ALTO PARAGUAI, MATO GROSSO, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19093/res15108


Palavras-chave:

Agricultura Familiar, PAA, Análise DEA, Política Pública

Resumo

Objetivou-se no trabalho analisar a eficiência do PAA na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS) nos municípios mato-grossenses do Território Rural de Identidade Alto Paraguai. Metodologicamente, a pesquisa avaliou dados do PAA-CDS entre os anos de 2009 e 2018, utilizando a ferramenta de análise DEA (Data Envelopment Analysis). Utilizou-se como inputs o número de agricultores familiares participantes do PAA-CDS por município e o valor em reais (R$) dos produtos adquiridos e outputs o número de pessoas beneficiadas pelo PAA-CDS por município e a quantidade em quilogramas (kg) de produtos adquiridos. Os resultados indicaram 10 municípios executando o PAA-CDS no período, sendo Tangará da Serra a unidade municipal que obteve a maior eficiência no uso dos recursos do PAA-CDS, enquanto o município de São José do Rio Claro apresentou o menor desempenho.

Biografia do Autor

  • José Roberto Rambo, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas, Engenharia e da Saúde, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra, Brasil.

     

  • Rafael, Universidade de Guelph
    Bachelor in Agribusiness Management. Master in Administration. Ph.D. in Administration. Visiting Scholar, Department of Sociology and Anthropology, University of Guelph, Canadá.      
  • Gilmar Laforga, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas, Engenharia e da Saúde, Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil.

  • Omar, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Livre Docente da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, UNESP, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

EFICIÊNCIA DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO TERRITÓRIO RURAL DO ALTO PARAGUAI, MATO GROSSO, BRASIL. (2024). Revista De Estudos Sociais, 25(50), 41-61. https://doi.org/10.19093/res15108

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)