Polifonia

O Periódico científico POLIFONIA,  criada em 1993, é   publicado semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (MeEL), do Instituto de Linguagens /Universidade Federal de Mato Grosso. Tem por objetivos promover intercâmbio científico de bens culturais e  fazer a divulgação deles de modo amplo, rápido e gratuito, contribuindo para a atualização de informações nas áreas de estudos linguísticos e literários. Está classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Qualis Nacional B1.

Notícias

 

EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS 2017–POLIFONIA

 

ESTUDOS LITERÁRIOS. Vol. 24, nº 36

  

DOSSIÊ:

ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM LITERATURA/LITERATURA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

A despeito do consistente trabalho de inúmeros pesquisadores dedicados à formação de professores, parece que ainda sabemos pouco sobre as experiências e práticas efetivas de estágios supervisionados curriculares nos diferentes cursos de licenciatura em funcionamento nas instituições de educação superior no Brasil, e sobre as diferentes concepções teóricas por meio das quais essas experiências e práticas se constituem; as informações e análises se restringem ainda mais severamente quando indagamos, especificamente, a respeito da presença e da ausência da Literatura e das práticas a ela relacionadas nos estágios supervisionados dos cursos de licenciatura em Letras (Línguas e Literaturas). Para esse parâmetro redutor, há que considerar a questão de a  relação entre Literatura e Educação ser, historicamente, secundarizada nos processos de formação dos pesquisadores mais titulados, a ponto de muitos professores universitários da área de Letras não se reconhecerem como sujeitos diretamente implicados em discussões didáticas e em questões concernentes à formação de professores. Por fim, é preciso lembrar que vivemos um momento de recrudescimento da força dos chamados exames em larga escala, de realização da reforma do ensino médio sem uma ampla discussão com as universidades e escolas e de instituição de uma Base Nacional Curricular: contextos em que o lugar da literatura não é dos mais auspiciosos, especialmente quando nos indagamos sobre os impactos disso na formação docente inicial. Em face dessas constatações, este dossiê, intitulado “Estágios Supervisionados em Literatura / Literatura nos Estágios Supervisionados”, enseja reunir artigos que tragam reflexões sobre formação de professores de Literatura e formação de formadores de professores de Literatura, na correlação com os estágios supervisionados curriculares nos cursos de Letras; relações entre instituições de ensino superior e instituições escolares e relações entre professores universitários, profissionais da educação básica e licenciandos em Letras no processo de educação literária; constituição (ou não) do campo de uma didática específica e de uma formação especializada para o ensino-aprendizagem das literaturas; condições de realização de estágio supervisionado em literatura no ensino fundamental e médio no âmbito da Língua Portuguesa.

 

Outros lugares:

Além de pesquisas relativas ao dossiê, podem ser enviados trabalhos que versem sobre assuntos variados, na área dos Estudos Literários.

 

Prazo para encaminhamento:  até 30 de abril de 2017

Publicação: até dezembro de 2017

 
Publicado: 2017-02-10 Mais...
 
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v. 23, n. 33 (2016): Polifonia - Estudos Linguísticos


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