Polifonia

O Periódico científico POLIFONIA,  criada em 1993, é   publicado semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (MeEL), do Instituto de Linguagens /Universidade Federal de Mato Grosso. Tem por objetivos promover intercâmbio científico de bens culturais e  fazer a divulgação deles de modo amplo, rápido e gratuito, contribuindo para a atualização de informações nas áreas de estudos linguísticos e literários. Está classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Qualis Nacional B1.

Notícias

 

CHAMADA DE ARTIGOS POLIFONIA

 

ISSN 22376844: versão eletrônica

PERIÓDICO CIENTÍFICO ARTICULADO AO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM
Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Linguagens
Fones: 0xx-65-3615.8408 – Fax: 3615.8418
www.ufmt.br/meel

Pesquisadores doutores, brasileiros e estrangeiros, poderão enviar seus trabalhos inéditos, artigos, resenhas, entrevistas para publicação no periódico científico Polifonia para o ano de 2017.
Visando atender à demanda de novos pesquisadores e estudiosos da Linguística, o periódico científico Polifonia está sendo constituído também com vídeos contendo os resumos dos artigos traduzidos em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), iniciativa que favorecerá a inclusão da comunidade surda na educação formal. A tradução e a preparação dos vídeos estão sob a responsabilidade da equipe do periódico.
Nesse sentido, estudiosos e pesquisadores surdos poderão apresentar seus trabalhos inéditos, nas áreas de estudos linguísticos. Os trabalhos poderão ser apresentados opcionalmente em LIBRAS, pelo próprio autor ou não, e obrigatoriamente em forma de texto escrito e revisado por um profissional de Língua Portuguesa, de acordo com as normas apresentadas neste edital.  O artigo na modalidade grafocêntrica tem como justificativa a partilha dos saberes científicos com a comunidade de pesquisadores e demais interessados que, em sua maioria, não tem conhecimento da LIBRAS. A preparação dos vídeos deverá seguir as normas estabelecidas neste edital.
Os trabalhos apresentados pela comunidade surda passarão pelo mesmo crivo avaliativo que os demais. Serão submetidos à avaliação de dois pareceristas especializados nas respectivas áreas de conhecimento, podendo ser aceitos para publicação ou não.

ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Vol. 24, nº 35

Organizadores:
Prof. Dr.Dánie Marcelo de Jesus (UFMT)
Prof. Dr.Rodrigo Camargo Aragão (UESC)
 
Prazo para encaminhamento:  até 5 de julho de 2016
Publicação: até junho/2017


DOSSIÊ:
LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS:
DESAFIOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS

As tecnologias digitais móveis são aquelas facilmente portáveis e permitem a comunicação, computação, captação de vídeo e áudio, posicionamento global e muito mais, a qualquer momento e a qualquer hora, de acordo com o Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel da UNESCO (2011). Essas tecnologias móveis – smartphones, tablets etc, estão transformando nossas práticas em áreas como a da comunicação, sociabilidade, entretenimento e saúde. A UNESCO reconhece que a integração do celular à educação pode ter o potencial de romper com paradigmas pedagógicos e pensar em outras alternativas para os processos de ensino/aprendizagem. A motivação para esta chamada para publicação parte da ubiquidade da presença das tecnologias móveis nas práticas sociais com linguagens, que nos apresenta diversos desafios teóricos, metodológicos e pedagógicos.

Outros lugares:
Além de pesquisas relativas ao dossiê, podem ser enviados trabalhos que versem sobre assuntos variados, na área dos Estudos Linguísticos.

 
Publicado: 2016-03-26 Mais...
 
Outras notícias...

v. 23, n. 33 (2016): Polifonia - Estudos Linguísticos


Capa da revista