Polifonia

O Periódico científico POLIFONIA,  criada em 1993, é   publicado semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (MeEL), do Instituto de Linguagens /Universidade Federal de Mato Grosso. Tem por objetivos promover intercâmbio científico de bens culturais e  fazer a divulgação deles de modo amplo, rápido e gratuito, contribuindo para a atualização de informações nas áreas de estudos linguísticos e literários. Está classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Qualis Nacional B1.

Notícias

 

EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS 2017–POLIFONIA

 

ESTUDOS LITERÁRIOS. Vol. 24, nº 36

 

DOSSIÊ:

ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM LITERATURA/LITERATURA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

A despeito do consistente trabalho de inúmeros pesquisadores dedicados à formação de professores, parece que ainda sabemos pouco sobre as experiências e práticas efetivas de estágios supervisionados curriculares nos diferentes cursos de licenciatura em funcionamento nas instituições de educação superior no Brasil, e sobre as diferentes concepções teóricas por meio das quais essas experiências e práticas se constituem; as informações e análises se restringem ainda mais severamente quando indagamos, especificamente, a respeito da presença e da ausência da Literatura e das práticas a ela relacionadas nos estágios supervisionados dos cursos de licenciatura em Letras (Línguas e Literaturas). Para esse parâmetro redutor, há que considerar a questão de a  relação entre Literatura e Educação ser, historicamente, secundarizada nos processos de formação dos pesquisadores mais titulados, a ponto de muitos professores universitários da área de Letras não se reconhecerem como sujeitos diretamente implicados em discussões didáticas e em questões concernentes à formação de professores. Por fim, é preciso lembrar que vivemos um momento de recrudescimento da força dos chamados exames em larga escala, de realização da reforma do ensino médio sem uma ampla discussão com as universidades e escolas e de instituição de uma Base Nacional Curricular: contextos em que o lugar da literatura não é dos mais auspiciosos, especialmente quando nos indagamos sobre os impactos disso na formação docente inicial. Em face dessas constatações, este dossiê, intitulado “Estágios Supervisionados em Literatura / Literatura nos Estágios Supervisionados”, enseja reunir artigos que tragam reflexões sobre formação de professores de Literatura e formação de formadores de professores de Literatura, na correlação com os estágios supervisionados curriculares nos cursos de Letras; relações entre instituições de ensino superior e instituições escolares e relações entre professores universitários, profissionais da educação básica e licenciandos em Letras no processo de educação literária; constituição (ou não) do campo de uma didática específica e de uma formação especializada para o ensino-aprendizagem das literaturas; condições de realização de estágio supervisionado em literatura no ensino fundamental e médio no âmbito da Língua Portuguesa.

 

Outros lugares:

Além de pesquisas relativas ao dossiê, podem ser enviados trabalhos que versem sobre assuntos variados, na área dos Estudos Literários.


Organizadoras

Célia Maria Domingues da Rocha Reis (UFMT)

Maria Amélia Dalvi (UFES) 

 

Prazo para encaminhamento:  até 30 de abril de 2017

Publicação: até dezembro de 2017

 
Publicado: 2017-02-10 Mais...
 
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v. 23, n. 33 (2016): Polifonia - Estudos Linguísticos


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