TECENDO (GEO)GRAFIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO PAFOR/UESPI

Aline Camilo Barbosa

Resumo


O presente artigo é um relato de experiência da disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia ministrada aos professores cursistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica(PARFOR/UESPI). Apresentamos nesse relato a organização geral da disciplina e suas referências teóricas. O objetivo foi evidenciar alguns pontos que consideramos relevantes em relação ao desenvolvimento dessa disciplina, apontando o que foi experienciado pelos professores cursistas. A justificativa para a produção desse texto foi motivada por desejar construir um novo olhar em relação à disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia, mostrando sua importância para a formação dos licenciados em Geografia. Partindo das considerações levantas acreditamos que a disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia contribuiu para uma melhor formação dos professores cursistas do PAFOR/UESPI, pois apresentou um conjunto de possibilidades que podem ser revertidas em ações práticas em salas de aula mantendo vivo nos alunos a curiosidade e a vontade de compreender a Geografia e as transformações do espaço geográfico.


Palavras-chave


Metodologia do ensino; Formação de professor; Conhecimento geográfico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexações e Bases Bibliográficas