O ensino de história em perspectiva: a aprendizagem histórica no século XXI

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Histórica, História e Memória, Livro Didático, PCNs

Resumo

O ensino de história ocupa um papel primário na formação de um indivíduo crítico, autônomo, capaz de exercer a cidadania e construir uma sociedade mais justa e igualitária. Partindo dessa premissa, este artigo propôs se debruçar sobre o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de história na educação básica, analisando três elementos considerados pontuais nesse processo: o currículo, o livro didático e os conceitos de história e memória. Como referencial teórico-metodológico, são usadas as contribuições de Le Goff (1990), Almeida e Miranda (2012), Silva e Selva (2010) e Cainelli (2006), além dos PCNs de História.

Biografia do Autor

Fábio Alexandre da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2018-2019). Pós-graduado em Gestão Social pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2015) e licenciado em História pela mesma instituição (2017). Bacharel em Administração pela Faculdade UNISSA (2010). Atua como docente desde 2014, tendo ministrado aula nas áreas de História, Ensino Religioso, Sociologia, Economia e Gestão. Atualmente é bolsista da CAPES/DS.Lattes: http://lattes.cnpq.br/4451831396065889

Referências

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

da Silva, F. A. (2019). O ensino de história em perspectiva: a aprendizagem histórica no século XXI. Revista Outras Fronteiras, 5(2), 20–36. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/320