Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A titulação mínima do proponente é de pós-graduando em História e áreas afins. Nos trabalhos em coautoria um dos proponentes pode ter a titulação mínima de graduando. 

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor”.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • As imagens, gráficos, quadros e tabelas foram incluídos no corpo do texto e não na forma de anexos. E as fontes dos mesmos foram citadas em notas de rodapé.

    URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • Os trabalhos devem ser inéditos e deve-se excluir todas as informações do arquivo que possam identificar a autoria.

    4.1 Devem ser acompanhados de resumo (máximo de 6 linhas), abstract, 3 (três) palavras-chaves e 3 (três) keywords.

    4.2 O trabalho segue as normas de sua respectiva seção informadas nas Diretrizes para Autores.

    4.3 As referências devem constar em nota de rodapé, em estrita conformidade com as normas da ABNT.

    4.4 Não deve ser incluída uma seção final para bibliografia.

    4.5 Todos os textos deverão ser apresentados após revisão ortográfica e gramatical. A revista publica contribuições em português, espanhol e inglês.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação por pares cega foram seguidas.

  • O item Resumo da Biografia foi preenchido na realização do cadastro no site da Revista Outras Fronteiras, e contém prioritariamente as seguintes informações: formação acadêmica (em qual/quais intituições), vínculo institucional (se houver), áreas de interesse e link para acesso ao currículo lattes.
  • A seção "Dossiê Temático" foi selecionada para os artigos submetidos interessados em compor o Dossiê,

Diretrizes para Autores

A revista é composta pelas seções: artigos, dossiês temáticos, resenhas e a partir de sua 4ª edição iniciará as seguintes seções: entrevistas, transcrições comentadas, resumos de dissertações e teses e trabalhos de Iniciação Científica (PIBIC e VIC) e Docência (PIBID).
A titulação mínima do proponente é de pós-graduando em História e áreas afins. Nos trabalhos em coautoria um dos proponentes pode ter a titulação mínima de graduando. 

OS AUTORES DEVEM ATENDER RIGOROSAMENTE AS SEGUINTES NORMAS ABAIXO AO SUBMETEREM OS ORIGINAIS:
1. Os trabalhos devem ser inéditos e deve-se excluir todas as informações do arquivo que possam identificar a autoria.

2. Devem ser acompanhados de resumo (máximo de 6 linhas), abstract, 3 (três) palavras-chaves e 3 (três) keywords.

3. O artigo deverá conter os títulos em português e inglês, sendo estes centralizados, tamanho 14, letras maiúsculas e negritados.

   3.1. Devem possuir entre 15 e 25 páginas, digitadas em fonte Times New Roman; corpo 12; espaçamento 1,5; margens de 2,5 cm, em programa compatível com Word for Windows.

4. As resenhas devem contemplar livros que tenham sido publicados originalmente, no máximo, há três anos ou com reedição no mesmo período. Os textos devem conter no máximo 6 (seis) páginas.

5. As entrevistas são recebidas em fluxo contínuo. Devem conter entre 3 e 12 páginas, redigidas segundo as normas dos artigos.

6. Transcrições Comentadas: A seção de transcrições documentais comentadas tem como objetivo publicar fontes inéditas e de relevante contribuição para estudos históricos. Aceitaremos transcrições de documentos na íntegra ou parciais. Quando o autor optar pela transcrição parcial, esta deverá conter as justificativas que identifiquem a fonte em sua totalidade.

     6.1. O comentário da transcrição deve conter um texto breve entre 5 (cinco) e 7 (sete) páginas. Neste comentário o autor deve contemplar os seguintes itens: a notação, instituição de memória na qual a fonte se deposita, as formas de acesso à fonte, os motivos de sua escolha; assim como, avaliá-la por meio de procedimentos pertinentes envolvidos na sua feitura, os órgãos e ou instituições produtoras.

    6.2. A análise deve apresentar as possibilidades de pesquisa do documento e seu diálogo com a produção historiográfica.

    6.3. Sobre a formataçãodas transcrições: solicitamos aos proponentes que sigam as Normas Técnicas para transcrição e Edição de Documentos Manuscritos.  Mais informações sobre a formatação disponíveis no site do Arquivo Nacional http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm ou acesse http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Transcreve.pdf

7. Resumos de Dissertações e Teses: Esta seção é destinada à publicação de resumos de dissertações e teses defendidas no âmbito do Programa de Pós-graduação em História da UFMT.

    7.1. Os resumos submetidos devem seguir as orientações: o título deve estar em negrito e centralizado, em maiúscula, seguido do resumo contendo entre 2300 e 2800 caracteres com espaço, fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, em um único parágrafo, sem tabulações, tabelas, imagens, gráficos e sem referências bibliográficas, devem conter três palavras-chave ou termos, separados por vírgula. No título deve conter uma nota de rodapé na qual o autor do resumo se identificará brevemente, contendo também, a natureza do trabalho resumido (dissertação ou tese), e período de desenvolvimento da pesquisa. Os termos: resumo e palavras-chave devem ser destacados em negrito e seguidos de dois pontos.

8. Trabalhos de Iniciação Científica (PIBIC e VIC) e Docência (PIBID): Esta seção é destinada à publicação de trabalhos por graduandos em conjunto com o orientador/ coordenador desenvolvidos em cursos de História. Estes trabalhos devem expressar os resultados de pesquisa com relatório final, realizadas no período de um ano. A apresentação do mesmo deve possuir de seis a oito páginas, digitadas em fonte Times New Roman corpo 12, espaçamento 1,5, margem de 2,5 cm, em programa compatível com Word for Windows, as referências devem constar em nota de rodapé em conformidade com as Normas da ABNT e não deve ser incluída uma seção final para bibliografia. Os títulos devem ser centralizados, fonte tamanho 14, letras maiúsculas e negritadas. Deverão ter passado por revisão gramatical e ortográfica.


SOBRE AVALIAÇÃO:
Os artigos enviados aos editores da Revista Outras Fronteiras serão submetidos à avaliação cega de no mínimo dois pareceristas. Caso haja divergência entre os pareceres o mesmo será avaliado por um terceiro parecerista.

COMUNICAÇÃO ENTRE EDITOR E AUTOR:
Recomendamos especial atenção ao cadastrar seu endereço de e-mail no sistema da revista, toda a comunicação será enviada para ele.  
Provas: as provas para correção de erros de digitação na preparação da versão final para publicação serão enviadas ao autor correspondente e deverão ser devolvidas dentro de um prazo de 72 horas por correio expresso, ou eletrônico.

  • Classificação de Periódicos em 2015: Qualis B4 - História; B5 - Letras/Linguística; B3 - Teologia; B5 - Ciências Agrárias; C - Ciências Ambientais
 

Artigos

Política padrão de seção. Todos os textos deverão ser apresentados preferencialmente em língua portuguesa de acordo com as normas mencionadas e após revisão ortográfica e gramatical. Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor: outrasfronteiras@gmail.com

Dossiê Temático

Todos os textos deverão ser apresentados preferencialmente em língua portuguesa de acordo com as normas mencionadas e após revisão ortográfica e gramatical. Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor: outrasfronteiras@gmail.com

Resenhas

Todos os textos deverão ser apresentados preferencialmente em língua portuguesa de acordo com as normas mencionadas e após revisão ortográfica e gramatical. Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor: outrasfronteiras@gmail.com

Entrevistas

Todos os textos deverão ser apresentados preferencialmente em língua portuguesa de acordo com as normas mencionadas e após revisão ortográfica e gramatical. Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor: outrasfronteiras@gmail.com

Transcrições Comentadas

Todos os textos deverão ser apresentados preferencialmente em língua portuguesa de acordo com as normas mencionadas e após revisão ortográfica e gramatical. Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor: outrasfronteiras@gmail.com

Resumos de Dissertações e Teses

Todos os textos deverão ser apresentados preferencialmente em língua portuguesa de acordo com as normas mencionadas e após revisão ortográfica e gramatical. Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor: outrasfronteiras@gmail.com

Trabalhos de Iniciação Científica (PIBIC e VIC) e Docência (PIBID)

Todos os textos deverão ser apresentados preferencialmente em língua portuguesa de acordo com as normas mencionadas e após revisão ortográfica e gramatical. Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor: outrasfronteiras@gmail.com

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.