OS PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: AS IDEIAS E AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ana Beatriz Thomson Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Paradidáticos. Ensino de história. Educação Histórica.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir dos resultados da pesquisa de mestrado, concluída em 2016. O objetivo do estudo foi pesquisar o uso de paradidáticos no ensino de história pelos professores da educação básica. Nesse sentido, nos apropriamos das propostas teórico-metodológicas da Educação Histórica (BARCA, 2011)[1] para analisar as narrativas de professores com vistas a perceber se esses materiais podem ser considerados uma alternativa a um ensino de história significativo, representando assim um incentivo à formação do aluno-leitor.[1] BARCA, Isabel. O papel da Educação Histórica no desenvolvimento social. In: CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora (Orgs.). Educação Histórica: Teoria e Pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. p. 21-48.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Thomson, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em História pela UEL.Doutoranda em Educação pela UEL.Professora da rede estadual.

Referências

BARCA, Isabel. O papel da Educação Histórica no desenvolvimento social. In: CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora (Orgs.). Educação Histórica: Teoria e Pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. p. 21-48.

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Thomson, A. B. (2019). OS PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: AS IDEIAS E AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Outras Fronteiras, 5(2), 54–73. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/318