A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO DE TEMPORALIDADES RECUADAS: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UBERABA-MG

Autores

  • Cláudia Bovo UFTM
  • Lucas Martins Vieira UFTM

Palavras-chave:

Avaliação Diagnóstica, Ensino de História, Idade Média.

Resumo

Por que ainda somos questionados sobre a razão de nos dedicarmos à pesquisa e ao ensino da Idade Média no Brasil? Perguntar-se sobre o sentido de nossa atuação profissional e o lugar dela num ambiente marcado por embates políticos pelo ensino de História tem sido constante. Muitos especialistas em ensino de História defenderam recentemente a extinção dos conteúdos históricos relativos ao ensino da Idade Média na Educação Básica brasileira, justificando já haver saber eficiente sobre esses conteúdos. Diante desse cenário de dados, a fim de melhor contextualiza-los e coloca-los em confronto com a realidade escolar que conhecemos, propusemos uma pesquisa diagnóstica sobre a aprendizagem da Idade Média nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio da cidade de Uberaba/MG, sob a orientação da Profa. Cláudia Bovo e com o fomento da FAPEMIG. Os resultados alcançados foram esclarecedores e demonstraram a necessidade de se pensar o lugar da cultura histórica e da história pública na formação histórica dos nossos jovens.

Biografia do Autor

Cláudia Bovo, UFTM

Professora de História Medieval do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Lucas Martins Vieira, UFTM

Graduando em História na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Referências

BARCA, Isabel. Educação histórica: uma nova área de investigação. História. Revista da faculdade de Letras. Porto. III Série, vol. 2, 2001, p. 13-21.

CERRI, L. F., Los jóvenes brasileños y argentinos frente a la Historia, Revista de Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales. Mérida-Venezuela. ISSN 1316-9505, Enero-Diciembre. N. 12 (2007), pp. 31-50.

CERRI, Luís Fernando. Parecer para texto preliminar do componente curricular História para a Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://drive.google.com/open?id=1_CdWXvnBBvREH_ZcmdmqRrtuPTdIZpFT. Acesso em: 12/08/2018. Disponível em: https://groups.google.com/forum/#!msg/gtensinoanpu/Q58g5ZfV-4I/5cA555j7CQAJ Acesso em: 14/08/2018.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: Editora Cortez, 2003.

SWEARINGEN, Richard. A Primer: Diagnostic, Formative, & Summative Assessment. 2002. Disponível em: http://www.ewcupdate.com/userfiles/assessmentnetwork_net/file/A%20Primer_%20Diagnostic,%20Formative,%20&%20Summative%20Assessment.pdf. Acesso em: 20/09/2017.

ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1995.

FRANCO, Hilário Júnior. A Idade Média: nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.

LE GOFF, J. A civilização do Ocidente Medieval.São Paulo: Edusc, 2005. BASCHET, Jérôme. A Civilização Feudal: do ano 1000 a colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.

DUBY, Georges. As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Lisboa: Estampa, 1982.

XAVIER, Alice Pereira. Uma visão antropológica da aplicação de questionários na pesquisa em educação. Educ. rev., Curitiba , n. 44, p. 293-307, Junho 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000200018&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05/06/2018.

CARDOSO, Oldimar. Para uma definição de Didática da História. Revista Brasileira de história. SP. V. 26, n. 55, p. 155.170.

SCHMIDIT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tania. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, 2005, p. 297-308.

SCHMIDIT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende. Jörn Rünsen e o ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.

BOVO, Cláudia Regina. El tiempo en cuestión: ubicar la Edad Media en la actualidad. Revista de Estudios Medievales (Chile), Número 11, enero - junio 2017, 134-155.

BOVO, Cláudia Regina. Por que Idade Média? Dos motivos de se ensinar História Medieval no Brasil. In: TORRES FAUAZ, A. (Coord.) La Edad Media en Perspectiva Latino Americana. Heredia: Editora Universidad Nacional da Costa Rica, 2018, p. 268-290. (PRELO)

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Bovo, C., & Vieira, L. M. (2019). A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO DE TEMPORALIDADES RECUADAS: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UBERABA-MG. Revista Outras Fronteiras, 5(2), 133–142. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/316

Edição

Seção

Trabalhos de Iniciação Científica (PIBIC e VIC) e Docência (PIBID)