AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL (1987-2017): UM MAPEAMENTO INICIAL

Autores

  • Dennis Rodrigo Damasceno Fernandes Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

História do ensino de História, Pós-graduação, Pesquisa Histórica, Estado da Arte.

Resumo

Neste texto apresentam-se resultados parciais de uma pesquisa sobre a História do ensino de História no Brasil (1987-2017), que objetiva colaborar para a produção de uma História do ensino de História no Brasil, e teve como marco temporal inicial o fim da Ditadura Civil Militar (1964-1985). Esta pesquisa pautou-se na recuperação, reunião, seleção e análise de dissertações e teses que tratam sobre o ensino de História, produzidas em Programas de Pós-Graduação em História e em Educação, publicadas no período entre 1987 e 2017. A busca pelas fontes documentais ocorreu no catálogo digital de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e os critérios de seleção das teses e dissertações foram o estudo dos títulos, resumos e palavras-chaves. Com estes critérios localizou-se 14 teses e 140 dissertações nos programas em História e 132 teses e 370 dissertações, nos Programas em Educação, formando um conjunto de 656 textos acadêmicos sobre o ensino de história no Brasil. A partir dos dados é possível observar que este é um tema mais amplamente vinculado às pesquisas na área de Educação e que há pelo menos seis categorias de análise em que esses estudos vêm sendo desenvolvidos no Brasil. 

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Bases de dados disponíveis on-line e sítios da internet

Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes

Disponível em: <http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses>

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Damasceno Fernandes, D. R. (2019). AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL (1987-2017): UM MAPEAMENTO INICIAL. Revista Outras Fronteiras, 5(2), 6–19. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/310