O DESEMPENHO DAS EXPORTAÇÕES DO MELÃO POTIGUAR E CEARENSE: uma análise de constant market share
DOI:
10.19093/res7634Palavras-chave:
Exportações de melão. Competitividade. Constant Market Share.Resumo
O comércio internacional de frutas frescas apresentou um crescimento considerável nas últimas décadas. O Brasil se destaca no comércio de algumas frutas, sendo o melão um dos principais players. No entanto, nos últimos anos, observa-se uma dinâmica competitiva entre os dois principais estados produtores, estes revezaram na liderança como principal região exportadora. Deste modo, este trabalho analisa a competitividade e a inserção das exportações do melão brasileiro, a partir da análise dos dois principais estados produtores, Ceará e Rio Grande do Norte, durante o período de 1993 a 2013. Para isto, utilizou-se o método Constant Market Share, esta metodologia permite analisar a inserção de países/regiões no comércio internacional e as fontes de crescimento das exportações separando em três componentes: crescimento global, expansão dos mercados de destino e competitividade. Os resultados indicam que o crescimento efetivo das exportações do melão cearense foi determinado pela maior competitividade. Já no caso potiguar, apesar do fator competitividade ter tido importância em alguns períodos, o crescimento do comércio mundial foi uma das principais fontes de crescimento efetivo.
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