Uma leitura dos espaços urbanos amazônicos a partir dos referenciais da geografia Miltoniana.
DOI:
10.19093/res5193Palavras-chave:
Urbanização, Amazônia, Geografia, Milton SantosResumo
A complexidade do processo de urbanização da Amazônia tem levado a estudos que pouco conseguem compreender o fenômeno na sua totalidade, por utilizar conceitos geográficos que não conseguem abranger todo o universo de pesquisa. Milton Santos a partir do desenvolvimento de uma teoria para a geografia, construiu uma base de teorização embasada na produção do espaço, a partir da identificação de categorias analíticas que reproduzem no âmbito das ideias, a totalidade dos processos tal como se reproduzem na realidade. Sendo assim, este artigo busca demonstrar como se deu a evolução da geografia enquanto ciência e as contribuições da teoria miltoniana para a compreensão da leitura acerca da construção dos espaços urbanos amazônicos.
Referências
ALVARENGA, A. T. de; PHILIPPI JÚNIOR, A.; SOMMERMAN, A.; ALVARES, A. M. de S.; FERNANDES, V. Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisicplinaridade. In: PHILLIPPI Jr. A.; NETO, A.J.S. Interdisicplinaridade em ciência, tecnologia& inovação, Barueri-SP, Manole, 2011, p. 3-68.
CORRÊA, R. L. Espaço: um conceito chave na Geografia. In: Geografia: conceitos e temas. 1995.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976, p. 39-113, 220p.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2006. 15a edição.
MACHADO, M. S. Geografia e Epistemologia: Um Passeio pelos Conceitos de Espaço, Território e Territorialidade. Revista do Departamento de Geografia. Rio de Janeiro: UERJ, n.1, p. 17-32, 1997.
OLIVEIRA FILHO, J. J. de. Reconstruções Metodológicas de Processos de Investigação Social. Revista de História (FFLCH-USP), n.° 107, vol. LIV, ano XXVII, jul-set, p. 263-276, 1976.
SANTOS, M. Por uma nova Geografia. São Paulo: Hucitec, 2004. 6ª edição. 285 p.
__________. Espaço e Método, São Paulo: Editora da USP, 2008. 5ª edição, 118 p
__________. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Editora da USP, 2008a. 4ª edição, 384 p.
__________. Técnica, Espaço, Tempo. São Paulo: Editora da USP, 2008b. 5ª edição, 174 p.
___________. Por uma Economia Política da Cidade. São Paulo: Editora da USP, 2009. 2ª edição, 139 p.
SOJA, E. W. Geografias Pós-Modernas: A reafirmação na Teoria Social Crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
TROTSKY, L. A história da revolução russa. Disponível em http://www.marxists.org/portugues/trotsky/1930/historia/cap01.htm. Acesso em 05 de setembro de 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.