Perspectivas e Entraves ao Manejo Comunitário de Recursos Naturais na Amazônia
Resumo
O avanço de novas formas de exploração dos recursos naturais da Amazônia e a concorrência direta de novos produtos a partir da maior integração da região com o grande mercado nacional colocam em xeque as formas tradicionais e exploração de recursos florestais, como a extração da castanha do Pará e outros produtos regionais. Como resultado, aumenta a pressão sobre os recursos naturais disponíveis, comprometendo a tradicional sustentabilidade ecológica da exploração da floresta. Entretanto, a emergência de arranjos institucionais, associando cooperativismo, processos de aprendizagem e inserção seletiva em novos nichos de mercado, apontam para a sobrevivência do extrativismo comunitário em bases mais produtivas. Como base empírica para abordar estas questões, são tomadas as experiências da Cooperativa Agroextrativista no Xapuri, no Acre e do Projeto RECA em Rondônia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.