A Agricultura Familiar e as Biotecnologias no Processo de Modernidade e Pós-Modernidade: Uma Visão Contemporânea da Inseminação Artificial como Instrumento de Melhoramento Genético do Gado Leiteiro na Agricultura Familiar de Rondônia
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise da biotecnologia inseminação artificial como instrumento científico à luz dos conceitos de modernidade e pós-modernidade, mostrando sua evolução e aplicabilidade, via novas tecnologias, em sistemas de produção familiar organizados, como forma de superação das práticas tradicionais no âmbito da economia contemporânea capitalista. Especificamente, investiga-se através de pesquisas bibliográficas e de campo, a aplicabilidade da inseminação artificial em gado leiteiro como política pública de desenvolvimento da agricultura familiar organizada do estado de Rondônia. Analisando a sua importância sócia, econômica e ambiental para o setor. Tem-se como hipótese teórica e objetiva, que a agricultura fundada na utilização de mão-de-obra familiar organizada reúne, genericamente, as condições materiais necessárias ao seu amplo desenvolvimento no mundo contemporâneo. Dadas às possibilidades científicas, técnicas e organizacionais, há efetivamente, a possibilidade, também, na produção agropecuária, do processo de produção imediata ser plenamente realizado pela família produtora, sem implicar, necessariamente, ao contrário, perdas de produtividade ou eficiência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.