O Custo Social da Mudança em uma Região Periférica
Resumo
O entendimento hegemônico de que o crescimento econômico é a base para se atingir um nível de desenvolvimento superior ao estágio em que se encontra determinado território tem sido levado em consideração pela quase totalidade dos governos nacionais na atualidade.
O problema está no viés desse entendimento onde as forças hegemônicas do capital dominante infiltram as bases de seus interesses se sobrepondo as causas sócio-econômicas internas. Neste sentido, o contexto local acaba sendo uma mera reprodução do global e os fatores locais propulsores da mudança real acabam sendo secundarizados e os efeitos sociais são cada vez mais danosos. As regiões periféricas da periferia sofrem mais intensamente este processo.
Downloads
Publicado
2011-06-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
O Custo Social da Mudança em uma Região Periférica. (2011). Revista De Estudos Sociais, 12(24), 7-20. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/280