DOS VALORES INDIVIDUALISTAS AOS CAMINHOS DE SUPERAÇÃO

Autores

  • Róber Iturriet Avila roberiturriet@yahoo.com.br
  • Luiz Fernando Valter de Oliveira resuploader@hotmail.com
  • Mitcheia Guma Pinto resuploader@hotmail.com

Palavras-chave:

Valores individualistas, intelectuais, educação

Resumo

Este artigo se propõe averiguar as fontes dos valores individualistas na sociedade contemporânea. Para tanto, eles serão analisados por dois fatos geradores; i) pela influência dos intelectuais nestes valores e; ii) pelo condicionamento dos homens diante do arranjo econômico. Pauta ainda este trabalho as maneiras de mitigar tais valores, no tempo em que se gestam valores coletivistas. Este papel é analisado a partir de dois prismas i) pelo papel dos intelectuais na formação de valores; ii) a partir do sistema educacional que os potencialize. Assim, este trabalho versa, adicionalmente, sobre como a educação formal pode ter um papel importante na transformação cultural de uma sociedade.

Biografia do Autor

Róber Iturriet Avila

Bacharel em ciências econômicas, aluno do mestrado em economia do desenvolvimento (PPGE/UFRGS), professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande.

Luiz Fernando Valter de Oliveira

Graduando em ciências econômicas na Universidade Federal de Santa Maria.

Mitcheia Guma Pinto

Graduanda em letras licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande. Integra grupo de estudos “Laboratório de Ensino” na FURG.

Downloads

Publicado

2014-08-09

Como Citar

Avila, R. I., Oliveira, L. F. V. de, & Pinto, M. G. (2014). DOS VALORES INDIVIDUALISTAS AOS CAMINHOS DE SUPERAÇÃO. Revista De Estudos Sociais, 13(26), 87–105. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/279

Edição

Seção

Artigos