DOS VALORES INDIVIDUALISTAS AOS CAMINHOS DE SUPERAÇÃO
Palavras-chave:
Valores individualistas, intelectuais, educaçãoResumo
Este artigo se propõe averiguar as fontes dos valores individualistas na sociedade contemporânea. Para tanto, eles serão analisados por dois fatos geradores; i) pela influência dos intelectuais nestes valores e; ii) pelo condicionamento dos homens diante do arranjo econômico. Pauta ainda este trabalho as maneiras de mitigar tais valores, no tempo em que se gestam valores coletivistas. Este papel é analisado a partir de dois prismas i) pelo papel dos intelectuais na formação de valores; ii) a partir do sistema educacional que os potencialize. Assim, este trabalho versa, adicionalmente, sobre como a educação formal pode ter um papel importante na transformação cultural de uma sociedade.
Downloads
Publicado
2014-08-09
Como Citar
Avila, R. I., Oliveira, L. F. V. de, & Pinto, M. G. (2014). DOS VALORES INDIVIDUALISTAS AOS CAMINHOS DE SUPERAÇÃO. Revista De Estudos Sociais, 13(26), 87–105. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/279
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.