DOS VALORES INDIVIDUALISTAS AOS CAMINHOS DE SUPERAÇÃO

Autores

  • Róber Iturriet Avila roberiturriet@yahoo.com.br
  • Luiz Fernando Valter de Oliveira resuploader@hotmail.com
  • Mitcheia Guma Pinto resuploader@hotmail.com

Palavras-chave:

Valores individualistas, intelectuais, educação

Resumo

Este artigo se propõe averiguar as fontes dos valores individualistas na sociedade contemporânea. Para tanto, eles serão analisados por dois fatos geradores; i) pela influência dos intelectuais nestes valores e; ii) pelo condicionamento dos homens diante do arranjo econômico. Pauta ainda este trabalho as maneiras de mitigar tais valores, no tempo em que se gestam valores coletivistas. Este papel é analisado a partir de dois prismas i) pelo papel dos intelectuais na formação de valores; ii) a partir do sistema educacional que os potencialize. Assim, este trabalho versa, adicionalmente, sobre como a educação formal pode ter um papel importante na transformação cultural de uma sociedade.

Biografia do Autor

  • Róber Iturriet Avila
    Bacharel em ciências econômicas, aluno do mestrado em economia do desenvolvimento (PPGE/UFRGS), professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande.
  • Luiz Fernando Valter de Oliveira
    Graduando em ciências econômicas na Universidade Federal de Santa Maria.
  • Mitcheia Guma Pinto
    Graduanda em letras licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande. Integra grupo de estudos “Laboratório de Ensino” na FURG.

Downloads

Publicado

2014-08-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DOS VALORES INDIVIDUALISTAS AOS CAMINHOS DE SUPERAÇÃO. (2014). Revista De Estudos Sociais, 13(26), 87-105. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/279