A Interdisciplinaridade como Fundamento do Direito Ambiental do Trabalho
Palavras-chave:
direito, interdisciplinaridade, ambiente, trabalho.Resumo
O presente artigo tem como objeto de estudo a interdisciplinaridade e sua aplicabilidade na construção do conhecimento envolvendo as normas e princípios de proteção ao meio ambiente e ao trabalhador. A interdisciplinaridade entre o direito ambiental e o direito do trabalho é dotado de relevância acadêmica e prática uma vez que tais direitos se originam do núcleo de normas fundamentais historicamente reconhecidos relacionados à dignidade da pessoa humana. Apresenta como objetivo geral analisar a interdisciplinaridade entre direito ambiental e direito do trabalho como forma de construção de conhecimento e propiciar a adoção de práticas para assegurar o meio ambiente do trabalho equilibrado e saudável. Através do método dedutivo e com a técnica de levantamento bibliográfico sem se afastar da dialética, concluiu-se que o conhecimento interdisciplinar envolvendo direito ambiental e do trabalho possibilita a consolidação de práticas que promovam o desenvolvimento econômico concomitantemente com a proteção à saúde do trabalhador e ao meio ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.