A Influência do Processo de Criação de Projetos de Assentamentos Rurais na Região Noroeste de Minas Gerais
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do processo de criação de projetos de assentamentos rurais na região Noroeste de Minas Gerais, considerando as alterações econômicas, políticas, demográficas e sociais nos municípios onde estão localizados esses projetos, tomando como referência a percepção da população urbana local. Para isso, foram selecionados 8 municípios da região onde o processo de criação de assentamentos rurais promove distintas dinâmicas. Na área urbana desses municípios foram realizadas 74 entrevistas com informantes que têm ou tiveram maior contato com a realidade dos assentamentos, como os representantes de escolas, organizações sociais e do governo municipal, religiosos e comerciantes. Entre os resultados obtidos pela pesquisa, observou-se os impactos percebidos e valorizados pela população local tendem a atribuir aos assentamentos rurais uma melhoria na dinâmica econômica, e ainda numa significativa contribuição destes na demanda do comércio local. Portanto, para a população urbana a dinamização econômica dos municípios está associada à quantidade de projetos e de famílias assentadas nestes. Por outro lado, os assentamentos são criticados pelo aumento de demandas ao setor público e por serem focos de contestação e enfrentamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.