Globalização e Ambivalência no Contexto da Influenza Aviária
Resumo
O presente artigo traz uma discussão acerca da globalização e ambivalências no contexto da Influenza Aviária. Buscou-se relacionar esse fato à maneira em que o Estado passa a ser estruturado a partir da noção de risco na sociedade contemporânea, bem como as ambivalências passam a ser percebidas pelos representantes do Estado e das principais Agroindústrias do Estado de Santa Catarina. Assim, o artigo está dividido em três partes. Na primeira parte é citado um panorama geral da Influenza Aviária nas dimensões internacional, nacional e regional. A segunda parte trata da noção de risco e do papel do Estado frente à globalização, dentro da perspectiva teórica dos sociólogos Anthony Guiddens e Ulrich Beck. A última parte analisa as ambivalências sob três dimensões: da possibilidade da Influenza Aviária incidir no Brasil; da noção de risco como um fator positivo e negativo; e da atuação dos meios de comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.