Redes Econômicas Solidárias e Desenvolvimento: Perspectivas Emancipatórias na Sociedade de Consumo
Resumo
Este texto tem como objeto o estudo das redes de economia solidária enquanto mecanismo de desenvolvimento social. Seguindo a perspectiva proposta, acentua-se a reflexão do tema na análise das multifacetadas e complexas características da fluida realidade contemporânea, a qual emerge a partir da crise do projeto da modernidade e revela um cenário social extremamente degradado, no qual a produção de seres humanos descartáveis se apresenta como fato rotineiro e crescente. Sob este viés se analisa as significativas e prejudiciais transformações nas relações de trabalho, materializadas dentro do contexto de desemprego, precariedade e flexibilidade das esferas ocupacionais. Por fim, acentuam-se as possibilidades emancipatórias que surgem por meio da articulação das experiências econômicas solidárias em redes de colaboração, as quais apresentam a capacidade de integrar as inúmeras práticas locais de economia solidária em um movimento contra-hegemônico em prol de um mundo mais justo e solidário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.