Subdesenvolvimento e Dependência: Destino ou Opção da Periferia?
Resumo
O artigo visa recuperar as idéias de Prebisch, Furtado e Cardoso sobre o fenômeno do subdesenvolvimento e da dependência brasileira, cujo propósito é verificar quais as perspectivas, alternativas e formas de superação nas opiniões desses autores. Para Prebisch, a industrialização era considerada como a principal via de superação do subdesenvolvimento e da dependência, opinião que também era endossada por Furtado até a metade dos anos 1960. Para Cardoso, o modelo de industrialização preconizado por Prebisch e Furtado não só era incompatível com as condições prevalecentes na América Latina, como não trazia as conseqüências esperadas, razão pela qual asseverava que a única alternativa que se apresentava era a internacionalização do mercado interno. Já para Furtado, esse processo contribuía para aprofundar ainda mais a dependência e com ela o subdesenvolvimento, dado que era inconcebível pensar em desenvolvimento diante da dependência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.