A contribuição dos instrumentos de apoio à comercialização agrícola para a estabilidade da renda agrícola dos mercados de arroz, milho, trigo e algodão

Autores

  • Aline Cristina Cruz Universidade Federal de São João del Rei
  • Thais Paula Alvarenga Universidade Federal de São João del Rei

Palavras-chave:

comercialização agrícola, renda agrícola, arroz, milho, trigo, algodão, políticas públicas

Resumo

Este estudo avalia a eficácia dos Contratos de Opção de Venda e dos Prêmios de Escoamento de Produto para a promoção da estabilização da renda agrícola nos mercados de arroz, algodão, milho e trigo. Faz-se análise dos coeficientes de variação dos componentes da receita agrícola, além da decomposição da variância da receita, a fim de identificar a fonte responsável pela instabilidade da receita agrícola desses produtos. Os resultados confirmam que os instrumentos de apoio à agricultura não foram suficientes para reduzir a instabilidade do setor no decorrer ao longo do período de análise. É inegável que, apesar da necessidade de aprimoramento neste tipo de política e em instrumentos complementares, sem o apoio do Estado, os produtores estariam vulneráveis aos fatores conjunturais internos e externos, afetando de maneira adversa a rentabilidade do produtor e o abastecimento interno.

Biografia do Autor

Aline Cristina Cruz, Universidade Federal de São João del Rei

Professora Adjunto III Depto de Ciências Econômicas - UFSJ

Graduação em Ciências Econômicas - UFSJ

Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada - Departamento de Economia Rural - UFV

Thais Paula Alvarenga, Universidade Federal de São João del Rei

Bacharel em Ciências Econômicas. Departamento de Ciências Econômicas - UFSJ

Referências

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Cartilha do Contrato de Opção de Venda. S/D. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/>. Acesso em 21 de abril de 2014.

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Cartilha do Prêmio para o Escoamento de Produto - PEP. S/D. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/>. Acesso em 13 de maio de 2014.

CONCEIÇÃO, J. C. P. R. Política de Preços Mínimos e a Questão do Abastecimento Alimentar - Brasília, DF: IPEA, 2003. (IPEA, Texto para discussão, nº. 993).

CRUZ, A. C. TEIXEIRA, E. C. Estabilização dos preços agrícolas: análise da eficácia dos instrumentos de apoio à comercialização agrícola. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, administração e Sociologia Rural, XLV. Anais. Londrina-PR: SOBER, 2007.

DEL BEL FILHO, E., BACHA, C. J. Avaliação das mudanças na política de garantia de preços mínimos: período de 1997 a 2002. Revista de Economia e Agronegócio, vol.3, nº 1, 2004.

DULCI, O. S.. Economia e política na crise global. Revista Estudos Avançados, V.23 n. 65, p. 105-119. Brasil. 2009.

FAEP. Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Ações da FAEP para combatera crise agropecuária. 2006. Disponível em: <http://www.faep.com.br/boletim/bi905/encarte/bi905encarte02.htm>.

Acesso em 23 de outubro de 2014.

FAVRO, J., CALDARELLI, C. E., CARAVIERI, A. M. M. A Política de Garantia de Preços Mínimos antes e pós-Plano Real Economia &Região, Londrina (Pr), v.2, n.1, p.65-79, ago./dez. 2014.

FILHO, E. D. B; BACHA, C. J. C. Avaliação das mudanças na política de garantia de preços mínimos: período de 1997 a 2002. Revista de Economia e Agronegócio, vol. 3, nº 1, p. 51-75, 2004.

GOMES, F. P. Curso de estatística experimental. São Paulo: ESALQ, 1985. 467 p.

HALL, R.J; BECK, F; TOLEDO FILHO, J.R; Análise do impacto da crise subprime nas empresas do agronegócio brasileiro listadas na BM&FBOVESPA. Blumenau/SC, v. 9, n° 1, p. 52-77, dez 2012.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA e Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC. S/D. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/defaultinpc.shtm>. Acesso em 28 de outubro de 2014.

IPEADATA. Índice Geral de Preços- IGP-DI. S/D. Disponível em < http://www.ipeadata.gov.br> Acesso em 12 de agosto de 2014.

MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A força da agricultura (1860-2010). Doc. Brasília/DF. Março de 2010.

MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Plano Agrícola. S/D. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/>. Acesso em 25 de julho de 2013.

MASSUQUETTI, A., SPAT, M. D., CAMPETTI, P. H. M., KOCH, J. L., TAMIOSSO, R. L. O. A sustentação dos preços agrícolas catarinenses no período 1997-2011: uma análise dos Contratos de Opção de Venda (COV). Textos de Economia, Florianópolis, v.15, n.2, p.11-39, jul./dez.2012.

OLIVEIRA, W. L; OLIVEIRA. F.; ZUAN, E. E. G.; Políticas econômicas: a atuação do governo contra a crise econômica brasileira de 2008. Londrina 2012.

RAMOS, S. Y. Panorama da Política Agrícola Brasileira: a Política de Garantia de preços Mínimos. Embrapa Cerrados. Planaltina, Distrito Federal, 2009.

RIGONATTO, M. Mundo Educação. Coeficiente de variação. S/D. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/matematica/coeficiente-variacao.htm>. Acesso em 10 de julho de 2014.

Downloads

Publicado

2015-06-29

Como Citar

Cruz, A. C., & Alvarenga, T. P. (2015). A contribuição dos instrumentos de apoio à comercialização agrícola para a estabilidade da renda agrícola dos mercados de arroz, milho, trigo e algodão. Revista De Estudos Sociais, 17(33), 183-207. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2209

Edição

Seção

Artigos