Uma Análise Multidimensional da Pobreza dos Municípios Paranaenses em 2010

Autores

  • Ana Eloísa Giovanetti Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Augusta Pelinski Raiher Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Pobreza multidimensional, Paraná, Determinantes da Pobreza, Econometria espacial

Resumo

O presente trabalho traz uma análise multidimensional da pobreza para os municípios do estado do Paraná, no ano de 2010. Para isso, construiu-se um indicador de pobreza multidimensional (usando o método fuzzy), analisando a proximidade dos municípios quanto aos resultados (estatística I de Moran), estimando, na sequencia, os fatores determinantes dessa pobreza, via econometria espacial. Como resultado observou-se uma concentração dos melhores resultados nas regiões oeste e norte do Paraná. Como determinantes da condição de pobreza, identificaram-se os seguintes fatores, cuja influencia é positiva (ou seja, que tende a elevar a condição de pobreza): razão de dependência, população rural e índice de Gini. E os que exercem efeito negativo (retraindo o índice) são: escolaridade, PIB e emprego per capita. Além disso, a defasagem espacial se mostrou relevante, indicando que a pobreza em um determinado município é explicada positivamente pela incidência de pobreza nos municípios vizinhos.

Biografia do Autor

Ana Eloísa Giovanetti, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em economia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Augusta Pelinski Raiher, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente do programa de Pós Graduação em Ciênciais Sociais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do departamento de economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-06-29

Como Citar

Giovanetti, A. E., & Raiher, A. P. (2015). Uma Análise Multidimensional da Pobreza dos Municípios Paranaenses em 2010. Revista De Estudos Sociais, 17(33), 228-248. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2181

Edição

Seção

Artigos