Avaliação da Influência de Variáveis Sócioeconômicas no Consumo de Frango Caipira: Uma análise do mercado consumidor do município de Parauapebas – PA
Resumo
O trabalho objetivou caracterizar o mercado consumidor de frango caipira no município de Parauapebas, estado do Pará, descrevendo quais variáveis socioeconômicas influenciam na compra do produto. Os dados foram coletados através de 399 questionários, contendo perguntas fechadas, sobre a intenção de compra de frango caipira e variáveis socioeconômicas tais como: idade, renda e escolaridade. A análise estatística realizada foi o Teste G, com nível de significância de 5%, visando demonstrar a associação entre as variáveis citadas e a decisão de compra. Por fim foi realizada uma análise multivariada de discriminante para verificar potencial de crescimento do mercado consumidor. Os resultados mostraram que 58,15% da população de Parauapebas consome frango caipira enquanto 41,85% não consomem. Constatou-se a existência de perfis etários distintos, pois a maioria dos consumidores se concentra entre 31 e 60 anos, enquanto não consumidores entre 21 a 30 anos. O nível de escolaridade possui elevada associação com a compra do produto, pois pessoas que possuem nível superior não costumam consumir frango caipira. Isso explica o porquê das dúvidas sobre as condições sanitárias de produção ser o fator mais citado para o não consumo do produto. A análise de descriminante mostra que o mercado consumidor pode crescer em 26,90%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.