Programa de Inclusão Indígena - “Guerreiros da Caneta”: Cidadania ou Benesse?
Resumo
O presente trabalho discorre sobre um estudo inicial das cotas para indígenas na Universidade Federal de Mato Grosso. E para este intento traçamos o caminho desde o processo histórico da formação social, política e econômica do Brasil. O objetivo desta pesquisa consiste em discutir a questão dos auxílios assistenciais e o tratamento do suporte acadêmico dado aos indígenas que ingressam a Universidade Federal de Mato Grosso. Os autores usados como base para discutir o conceito de cidadania plena, e assim analisar o PROIND, foram Coutinho e Gramsci. Os principais resultados alcançados pela pesquisa foi o fato de que os Direitos Sociais não são cerceados apenas a população, dita, branca, mas também aos indígenas e para estes com mais intensidade e preconceito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.