A Inter-relação entre Pobreza e Meio Ambiente para o Estado de Mato Grosso.
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a inter–relação entre pobreza e degradação ambiental para os municípios do Estado de Mato Grosso, no período de 2000 e 2010. Primeiramente, buscou-se revisar a literatura que trata do tema pobreza e meio ambiente, pois o tema é recente e pouco explorado. Posteriormente, procurou-se identificar o nível de degradação e de pobreza dos municípios mato-grossenses calculando os índices de degradação ambiental e de pobreza. Estes índices mostraram que Mato Grosso tem sérios problemas e de níveis de pobreza e de degradação. Por fim, o presente estudo avaliou por meio de uma análise econométrica de dados em painel a inter-relação entre pobreza e meio ambiente. Os resultados mostraram que variações no índice de degradação causam variações diretas no índice de pobreza, apesar desta relação direta nada pode-se auferir sobre a determinação da pobreza e da degradação ambiental, ou seja, aumento do índice de degradação ambiental afeta o índice de pobreza, mas não o determina.Downloads
Publicado
2014-08-21
Como Citar
Oliveira, D. B. O. de. (2014). A Inter-relação entre Pobreza e Meio Ambiente para o Estado de Mato Grosso. Revista De Estudos Sociais, 15(29), 142–158. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/1868
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.