INTEGRAÇÃO VERTICAL ENTRE MERCADOS DE FRANGO NA REGIÃO DE CAMPO VERDE MT: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA TRANSMISSÃO DE PREÇOS
Resumo
O consumo de carne de frango tem aumentado significativamente no mundo, isso devido ao fato de ser uma carne de preço acessível à toda população. Neste sentido, este trabalho buscou verificar se há integração de mercados ao longo da cadeia produtiva de frango de corte na região de Campo Verde -MT, e consequentemente, transmissão de preços entre os elos ao nível de produtor, atacado e varejo. Para referida análise, foram aplicados estudos estruturados pela Lei do Preço Único (LPU), aplicando-se sobre as séries datadas entre dezembro de 2010 e maio de 2011, testes para averiguação de estacionariedade das séries econômicas Teste de Raiz Unitária e Teste de Co-integração. Os resultados obtidos indicaram que não há cointegração entre os mercados ao nível de produtor e atacado, o que se justifica pelo fato de que critérios de remuneração do integrado consistem em termos técnicos e não mercadológicos, ou seja, o integrado recebe uma penalização ou bônus por sua eficiência no processo produtivo, sendo que o preço dos elos seguintes não afetará o elo do produtorDownloads
Publicado
2014-08-09
Como Citar
Libera, A. A. D., & Romani, A. (2014). INTEGRAÇÃO VERTICAL ENTRE MERCADOS DE FRANGO NA REGIÃO DE CAMPO VERDE MT: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA TRANSMISSÃO DE PREÇOS. Revista De Estudos Sociais, 14(27), 45–58. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/1817
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.