Planejamento Tributário do IRPJ e CSLL para Empresa de Médio Porte com Atividade Comercial e Industrial : Uma Análise Comparativa dos Regimes Tributários: Lucro Presumido e Lucro Real
Resumo
Existiam no Brasil no ano de 1999 cerca de 700.000 empresas que pagavam Imposto de Renda e Contribuição Social com base no Lucro Presumido, na maioria das vezes, fictício. Por outro lado, no mesmo ano, existiam 200.000 empresas tributadas com base no resultado verdadeiro, denominado Lucro Real. Neste Artigo se elabora planejamento tributário do IRPJ (Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição sobre o Lucro Líquido) para empresa de médio porte (atividade comercial e industrial), onde se comparam os regimes tributários: lucro presumido e lucro real.
Downloads
Publicado
2011-05-05
Como Citar
Silva, V. A. da. (2011). Planejamento Tributário do IRPJ e CSLL para Empresa de Médio Porte com Atividade Comercial e Industrial : Uma Análise Comparativa dos Regimes Tributários: Lucro Presumido e Lucro Real. Revista De Estudos Sociais, 3(6), 7–29. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/173
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.