Análise da Estrutura de Mercado do Setor Madeireiro Sinopense
Resumo
Neste artigose focaliza a organização industrial do setor madeireiro do município de Sinop,no Estado de Mato Grosso. Enfoca a questão da estrutura e organização de mercado em que os agentes daquele setor encontram-se inseridos. A metodologia utilizada permite a análise geral da organização industrial do setor madeireiro. De modo específico, caracteriza-se aquele setor e identifica-se, ainda, a estrutura de mercado em que ele se insere. Foram averiguados os fatores responsáveis pelo fechamento de firmas madeireiras naquele município, o que se realizou mediante análise da estrutura de mercado. Como resultado, observou-se que a carência de políticas (de créditos, científica e tecnológica) junto ao setor, o distanciamento crescente da extração da matéria-prima e a dependência de mercados extra regionais, são fatores determinantes para o fechamento das firmas, o que possibilitou a conclusão de que o setor madeireiro sinopense tende para uma estrutura de mercado oligopolizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.