ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTO EM SANEAMENTO BÁSICO E MORTALIDADE INFANTIL PARA OS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL (2005-2015)

Autores

DOI:

10.19093/res14918

Palavras-chave:

Investimento em Saneamento, Mortalidade Infantil, Painel Dinâmico

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre investimento em saneamento básico com os índices de mortalidade infantil para os municípios do Rio Grande do Sul. Os dados utilizados na análise são oriundos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Departamento de Economia e Estatística (DEE/RS), do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), entre outros, para o período de 2005 a 2015. Foram estimadas regressões através do método de dados em painel, com especificações que envolveram o controle de efeitos fixos, efeitos aleatórios e de autocorrelação serial. Os resultados apontam para uma relação positiva entre maior proporção de investimento em saneamento com a diminuição da mortalidade infantil nas faixas etárias de um a quatro anos de idade, além de confirmar a importância da qualidade da água para a saúde da população, o que reforça a relevância de investimentos no setor, sobretudo, para que não ocorram perdas de vidas na primeira infância.

Biografia do Autor

Isabella Scherrer, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Economia Aplicada pelo PPGE/FURG.

Gibran Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande FURG/PPGE

Professor e Pesquisador do PPGE/FURG.

Pedro Henrique Soares Leivas, Universidade Federal do Rio Grande

Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada – PPGE/Mar-FURG.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Scherrer, I. . ., Teixeira, G., & Soares Leivas, P. H. . (2024). ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTO EM SANEAMENTO BÁSICO E MORTALIDADE INFANTIL PARA OS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL (2005-2015). Revista De Estudos Sociais, 24(49), 86–106. https://doi.org/10.19093/res14918

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)