ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTO EM SANEAMENTO BÁSICO E MORTALIDADE INFANTIL PARA OS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL (2005-2015)
DOI:
10.19093/res14918Palavras-chave:
Investimento em Saneamento, Mortalidade Infantil, Painel DinâmicoResumo
Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre investimento em saneamento básico com os índices de mortalidade infantil para os municípios do Rio Grande do Sul. Os dados utilizados na análise são oriundos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Departamento de Economia e Estatística (DEE/RS), do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), entre outros, para o período de 2005 a 2015. Foram estimadas regressões através do método de dados em painel, com especificações que envolveram o controle de efeitos fixos, efeitos aleatórios e de autocorrelação serial. Os resultados apontam para uma relação positiva entre maior proporção de investimento em saneamento com a diminuição da mortalidade infantil nas faixas etárias de um a quatro anos de idade, além de confirmar a importância da qualidade da água para a saúde da população, o que reforça a relevância de investimentos no setor, sobretudo, para que não ocorram perdas de vidas na primeira infância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.