DESTRUIÇÃO CRIADORA? EFEITOS ECONÔMICOS DO DESASTRE NATURAL DE SÃO LOURENÇO DO SUL/BRASIL-2011

Autores

DOI:

10.19093/res14908

Palavras-chave:

desastres naturais, destruição criadora, controle sintético

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o impacto da inundação ocorrida na cidade de São Lourenço do Sul em 2011 sobre o PIB per capita do município. Para tanto, foi utilizado o método de controle sintético proposto por Abadie e Gardeazabal (2003), que possibilita a criação de uma trajetória sintética das variáveis a fim de comparar com as trajetórias realizadas. Os resultados indicam um impacto positivo da catástrofe sobre o PIB per capita do município que, na média do período pós-desastre, foi de 9,94%. Essas evidências apontam para um processo, descrito pela literatura, de destruição criadora em função do desastre.

Biografia do Autor

Luciano Carvalho Barbosa Júnior, Universidade Federal do Rio Grande

Graduado em Ciências Econômicas. Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Universidade Federal do Rio Grande.

Vinícius Halmenschlager, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Economia Aplicada e Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fábio Luiz Vargas Machado, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP

Doutor em Economia Aplicada. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”; Universidade de São Paulo (USP)

Pedro Henrique Soares Leivas, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Economia do Desenvolvimento e Professor Adjunto no Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Carvalho Barbosa Júnior, L., Halmenschlager, V., Vargas Machado, F. L., & Soares Leivas, P. H. . (2024). DESTRUIÇÃO CRIADORA? EFEITOS ECONÔMICOS DO DESASTRE NATURAL DE SÃO LOURENÇO DO SUL/BRASIL-2011. Revista De Estudos Sociais, 25(50), 20–40. https://doi.org/10.19093/res14908