Estudo Comparativo sobre o Desenvolvimento Econômico e Política de Ciência e Tecnologia no Brasil
Resumo
Este trabalho analisa o processo de desenvolvimento econômico, através da relação deste como o desenvolvimento tecnológico. São apresentados dois estudos que partem da hipótese de uma relação positiva entre o desenvolvimento econômico c o tecnológico. Esses estudos analisam, a partir de indicadores de ambos tipos de desenvolvimento, a situação de grupos de países (clusters), dentre estes o Brasil, quanto ao nível de utilização do conhecimento disponível para gerar desenvolvimento tecnológico e , assim, econômico. Além disso, são apresentados níveis de rendimentos dos investimentos do PIR em P&D para gerar desenvolvimento econômico, como um fator de análise para as políticas de Ciência c Tecnologia. Ao final, o caso brasileiro é estudado, realizando-se uma retrospectiva da Política de Ciência e Tecnologia deste país, com algumas sugestões.Downloads
Publicado
2011-04-27
Como Citar
Ruffoni, J. P., & Zawislak, P. A. (2011). Estudo Comparativo sobre o Desenvolvimento Econômico e Política de Ciência e Tecnologia no Brasil. Revista De Estudos Sociais, 1(1), 55–73. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/144
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.