Análise Econômica da Agricultura Familiar na Amazônia Ocidental: Discussões a partir da Produção de Macaxeira no Projeto de Assentamento São Pedro/Acre
Resumo
A agricultura familiar na Amazônia desempenha papel primordial na geração de renda para as famílias rurais. No caso particular do Estado do Acre, a produção de macaxeira destaca-se como a principal atividade agrícola desenvolvida pelas unidades familiares. Diante da importância dessa atividade para a economia acreana, a presente pesquisa analisa o desempenho econômico da produção de macaxeira no Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) São Pedro nos anos agrícolas de 1999/2000 e 2006/2007. Para tanto, utiliza-se a metodologia do Projeto de Pesquisa Análise Socioeconômica dos Sistemas de Produção Familiar no Estado do Acre (ASPF), desenvolvido pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas (CCJSA), da Universidade Federal do Acre (UFAC), a partir de indicadores de resultado econômico, como renda bruta, índice de eficiência econômica, entre outros. Os principais resultados mostram que essa atividade é desenvolvida por unidades familiares descapitalizadas e de forma puramente artesanal sem nenhuma tecnologia que garanta a eficiência e a expansão da produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.