A Participação Privada na Provisão dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário no Brasil: Um Estudo Comparativo da Eficiência dos Prestadores de Serviços

Autores

  • Raphael de Paiva Barbosa economistaufv@hotmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
  • Ana Paula Vidal Bastos paulabastospt@yahoo.com.br
    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

Resumo

O presente estudo busca contribuir com a discussão sobre a participação da iniciativa privada na provisão dos serviços de água e esgotamento sanitário no Brasil, a partir da análise comparativa do desempenho de dois grupos de prestadores: Empresas Privadas (EPs) e Sociedades de Economia Mista comAdministração Pública (SEMAPs). Para tanto, utilizar-se-á a técnica de programação matemática não paramétrica, denominada Análise de Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA), para identificar as operadoras e o grupo com as melhores práticas operacionais, sugerindo um plano de medidas para a otimização do desempenho das unidades ineficientes.

Biografia do Autor

Raphael de Paiva Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TRÓPICO ÚMIDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - (PPGDSTU/NAEA/UFPA)

Ana Paula Vidal Bastos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TRÓPICO ÚMIDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - (PPGDSTU/NAEA/UFPA)

Downloads

Publicado

2014-10-29

Como Citar

Barbosa, R. de P., & Bastos, A. P. V. (2014). A Participação Privada na Provisão dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário no Brasil: Um Estudo Comparativo da Eficiência dos Prestadores de Serviços. Revista De Estudos Sociais, 15(30), 106–130. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/1109

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)