Criatividade no Ensino e Aprendizagem em Administração
Sistematização e Renovação da Produção Acadêmica
DOI:

Keywords:
Ensino em administração; Criatividade organizacional; Educação em administração; Revisão sistemática.Abstract
Objetivo: integrar e consolidar o conhecimento acadêmico sobre a criatividade no ensino e aprendizagem em administração
Proposta: Congregar a produção acadêmica sobre o ensino e aprendizagem da criatividade na administração e propor a sua renovação.
Pressuposto: A criatividade não é sistematicamente contemplada nas pesquisas sobre ensino e aprendizagem em administração, mesmo tendo, nas últimas décadas, se tornado um dos pilares da gestão contemporânea e das publicações acadêmicas.
Abordagens teóricas: Abordagens sobre o ensino e aprendizagem da administração e a criatividade organizacional.
Provocação: Os resultados desta pesquisa provocam integração, consolidação e renovação dos estudos sobre ensino e aprendizagem em administração preocupados com a criatividade organizacional.
Métodos: Revisão sistemática e narrativa da produção acadêmica, em que o foco recai sobre o processo de seleção, na interpretação reflexiva dos resultados, na geração de categorias integradoras e na proposição de perspectivas que problematizam e orientam pesquisas futuras.
Resultados: Agrupamentos conceituais para estruturar o entendimento sobre o a criatividade organizacional no contexto do ensino e aprendizagem em administração: posicionamentos, pedagogias e perspectivas. Os agrupamentos permitem mapear e melhor entender as pesquisas existentes, bem como identificar suas carências e oportunidades de pesquisa.
Conclusões: Os resultados desta pesquisa contribuem para estruturar, estimular e orientar pesquisas futuras por meio de três propostas: pedagogias baseadas na prática, pedagogias baseadas nas artes e uma perspectiva teórica da criatividade coletiva.
Downloads
References
Abdullah, N. L., Hanafiah, M. H., & Hashim, N. A. (2013). Developing Creative Teaching Module: Business Simulation in Teaching Strategic Management. International Education Studies, 6(6), 95-107.
Aktouf, O. (2005). Ensino da Administracão: por uma pedagogia para a mudança. Organizações & Sociedade, 12(35), 151-159.
Amabile, T. M. (2017). In Pursuit of Everyday Creativity. Journal of Creative Behavior, 51(4).
Amabile, T. M. (1998). How to Kill Creativity. Harvard Business Review. www.hbr.org
Anderson, D. R. (2002). Creative teachers: Risk, responsibility, and love. Journal of Education, 183(1), 33-48.
Antonello, C. S. & Godoy, A. S. (2010). A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática. Revista de Administração Contemporânea, 14(2), 310-332. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000200008
Araújo, G. F., & Davel, E. (2018). Educação empreendedora, experiência e John Dewey. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 12(4), 1-16. doi: 10.12712/rpca.v12i4.1329.
Barbosa, F. P. M., Davel, E. P. B., & Cunha, M. P. (2021). Embodying improvisational education for managers: learning from theater. Culture and Organization, 28(3-4), 296–312.
Barbosa, F. P. M., & Davel, E. P. B. (2022). Teaching and learning of organizational improvisation: The value of theater in management learning. Revista de Administração da Mackenzie, 23(4), 1-29.
Bedani, M. (2012). O impacto dos valores organizacionais na percepção de estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho. Revista de Administração Mackenzie, 13(3), 150-176.
Biggs, J., & Tang, C. (2011). Teaching for quality learning at university (4a Ed.). London, UK: McGraw-Hill.
Brown, J. & Duguid, P. (1991) Organizational learning and communities-of-practice: Toward a unified view of working, learning, and innovation. Organization Science 2(1), 40–57.
Bruno-Faria, M. F., Veiga, H. M. S. & Macedo, L. F. (2008). Criatividade nas organizações: Análise da produção científica nacional em periódicos e livros de Administração e Psicologia. Revista de Psicologia das Organizações e do Trabalho, 8(1), 142-163.
Bureau, S. P.; Komporozos-Athanasiou, A. (2016). Learning subversion in the business school: An ‘improbable’ encounter. Management Learning. 48(1), 39-56.
Chim-Miki, A. F., Campos, D. B., & de Melo, L. S. A. (2019). Definindo Espaços de Educação Criativa no Ensino Superior de Administração através de Mecanismos de Cocriação de Valor. Administração: Ensino e Pesquisa, 20(2), 1-22.
Clegg, S. R., & Ross-Smith, A. (2003). Revising the Boundaries: Management Education and Learning in a Postpositivist World. Academy of Management Learning & Education, 2(1), 85-98.
Coldevin, G. H., Carlsen, A., Clegg, S., Pitsis, T. S., & Antonacopoulou, E. P. (2019). Organizational creativity as idea work: Intertextual placing and legitimating imaginings in media development and oil exploration. Human Relations, 72(8), 1369-1397. doi: 10.1177/0018726718806349.
Csikszentmihalyi, M. (2015). The systems model of creativity: The collected works of Mihaly Csikszentmihalyi. Springer.
Dardot, P., & Laval, C. (2017). A nova razão do mundo. Boitempo Editorial.
Davel, E., Vergara, S. C., & Ghadiri, P. D. (Eds.). (2007). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Editora Atlas.
Dey, P., & Steyaert, C. (2007). The Troubadours of Knowledge: Passion and Invention in Management Education. Organization, 14(3), 437-451.
Dourado, P. C. & Davel, E. P. B. (2022). Creativity as practice: perspectives and challenges for research on management. Revista de Administração de Empresas, 62(3), 1-20. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020220310.
Escrivão Filho, E., & Ribeiro, L. R. d. C. (2008). Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos EBAPE.BR, Especial(Agosto), 1-9.
Elsbach, K. D., & Knippenberg, D. van. (2020). Creating high-impact literature reviews: An argument for ‘Integrative Reviews’. Journal of Management Studies, 57(6), 1277–1289.
Fields, Z., & Atiku, S. O. (2017). Management education and creativity. In Neeta Baporikar (Ed.), Innovation and shifting perspectives in management education (pp. 33-57). Windhoeke; IGI Global.
Fini, M. I. (2018). Inovações no ensino superior. Metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho: desafios para a transformação de uma cultura. Administração: Ensino e Pesquisa, 19(1), 176-183.
Freitas, R. G., & Davel, E. P. B. (2022). Criatividade plural: Panorama, desafios e perspectiva para a produção acadêmica em Administração. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 20(18), 253-265.
Gagliardi, P., & Czarniawska, B. (Eds.). (2006). Management education and humanities. Cheltenham: Edward Elgar.
George, J. M. (2007). Dialectics of creativity in complex organizations. In T. Davila, M. J. Epstein, & R. Shelton (Eds.), The creative enterprise: managing innovative organizations and people. Westport: Praeger, 439-477.
Gherardi, S. (2016). The practice-turn in management pedagogy: a cross-reading. In C. Steyaert, T. Beyer, & M. Parker (Eds.), The Routledge companion to reinventing mana gement education (pp. 264-270). London: Routledge.
Gherardi, S. (2019). How to conduct a practice-based study: Problems and methods (second edition). Edward Elgar Publishing.
Gherardi, S., & Nicolini, D. (2000). The organizational learning of safety in communities of practice. Journal of Management Inquiry, 9(1), 7-18.
Giles, C., & Hargreaves, A. (2006). The sustainability of innovative schools as learning organizations and professional learning communities during standardized reform. Educational Administration Quarterly, 42(1), 124-156.
Glăveanu, Vlad P. 2014. Distributed Creativity: Thinking Outside the Box of the Creative Individual. London: Springer.
Glăveanu , V. P. (2014). Thinking through creativity and culture: toward an integrated model. New Brunswick, London: Transaction Publishers.
Glăveanu, V. P. (2017). A Culture-Inclusive, Socially Engaged Agenda for Creativity Research. Journal of Creative Behavior, 51(4), 338-340.
Gough, D., Oliver, S., & Thomas, J. (2012). An introduction to systematic reviews. Los Angeles: Sage Publications
Gray, D., Brown, S., & Macanufo, J. (2010). Gamestorming: A playbook for innovators, rulebreakers, and changemakers. Sebastopol: O'Reilly Media, Inc.
Guilford, J. P. (1950). Creativity. American Psychologist, 5, 444–454.
Higgs, J., Barnett, R., Billett, S., Hutchings, M., & Trede, F. (Eds.). (2012). Practice-based Education: Prespectives and strategies. Rotterdam: Sense Publishers.
Hodgkinson, G. P., & Ford, J. K. (2014). Narrative, meta-analytic, and systematic reviews: What are the differences and why do they matter? Journal of Organizational Behavior, 35(1–5).
James, M. A. (2015). Managing the classroom for creativity. Creative Education, 6(10), 1032-1048.
Jones, K., Sambrook, S., Henley, A., & Norbury, H. (2012). Higher education engagement in leadership development. Industry & Higher Education, 26(6), 461-472.
Joo, B. K., McLean, G. N., & Yang, B. (2013). Creativity and human resource development: An integrative literature review and a conceptual framework for future research. Human Resource Development Review, 12(4), 390-421.
Kaufman, J.C.; Glăveanu, V. (2022). Positive Creativity in a Negative World. Education Sciences, 12(3), 193. https://doi.org/10.3390/ educsci12030193
LeFrançois, G. R. (2008). Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage.
Mainemelis, C., Kark, R., & Epitropaki, O. (2015). Creative Leadership: A Multi-Context Conceptualization. Academy of
Management Annals, 9(1), 393–482.
Moeran, B. (2009). The organization of creativity in Japanese advertising production. Human Relations, 62(7), 963-985.
Muzzio, H. (2019). Trilhas, textos e contextos da liderança criativa. Revista de Administração de Empresas, 59(4), 308-309.
Olatoye, R. A., Akintunde, S. O., & Yakasi, M. I. (2010). Emotional intelligence, creativity and academic achievement of business administration students. Electronic journal of research in educational psychology, 8(2), 763-786.
Patriotta, G. (2020). Writing impactful review articles. Journal of Management Studies, 57(3), 1272-1276.
Pires, M. R. G. M., Spagnol, C. A., Brito, M. J. M., Gazzinelli, M. F. D. C., & Montenegro, L. C. (2009). Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde. Texto & Contexto-Enfermagem, 18(3), 559-567.
Pozo, J. I. (2002). Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.
Pretto, F., Filardi, F., & de Pretto, C. (2010). Jogos de empresas: uma estratégia de motivação no processo de ensino e aprendizagem na teoria das organizações. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 3(1), 191-218.
Raelin, J. A. (2009). The practice turn-away: Forty years of spoon-feeding in management education. Management Learning, 40(4), 401-410.
Raelin, J. A. (2007). Toward an epistemology of practice. Academy of Management Learning & Education, 6(4), 495-519.
Richard, V., Glăveanu, V., & Aubertin, P. (2023). What Would the Idea Say? Experimenting with Creative Writing about Creativity. Minnesota Review, 2023(100), 132-150.
Robinson, K. (2011). Out of our minds. New York: Tantor Media, Incorporated.
Rocha, C. R. N. C., & Davel, E. P. B. (2023). Stories in management education: Relevance, insights, and perspectives. Contextus – Contemporary Journal of Economics and Management, 21, e82316. https://doi.org/10.19094/contextus.2023.82316
Śledzik, K. (2013). Schumpeter’s view on innovation and entrepreneurship. Management Trends in Theory and Practice,(ed.) Stefan Hittmar, Faculty of Management Science and Informatics, University of Zilina & Institute of Management by University of Zilina.
Souza-Silva, J. C.; Paixão; R. B., Silva; A. P. E & Alves, M. V. P. (2018). Competências docentes para o ensino superior em administração. Organizações & Sociedade. 25(??), 457-484. DOI 10 .1590/1984-9250866
Schmitz, L. C., Alperstedt, G. D., Van Bellen, H. M., & Schmitz, J. L. (2015). Limitações e dificuldades na utilização da abordagem experiencial no ensino de gerenciamento de projetos em um curso de graduação em administração. Administração: ensino e pesquisa, 16(3), 537-569.
Sternberg, R. J., & Lubart, T. I. (1999). The concept of creativity: Prospects and paradigms. Handbook of creativity, 1, 3-15.
Steyaert, C., Beyer, T., & Parker, M. (Eds.). (2016). The Routledge companion to reinventing management education. London: Routledge.
Taha, V. A., Tej, J., & Sirkova, M. (2016). Creativity in management education and techniques stimulating creativity. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 197, 1918-1925.
Takahashi, R. T., & Peres, H. H. C. (2000). Os jogos como estratégia criativa para o ensino de administração em enfermagem. Revista Paulista de Enfermagem, 19(1), 19-23.
UNCTAD, R. D. E. C. (2010). Economia Criativa: Uma Opção de Desenvolvimento Viável. São Paulo.
Unesco (2015). Conclusions of the IX Annual Meeting of the UCCN. Unesco. Disponível em:
<https://en.unesco.org/creative-cities/node/3>.
Wurth, K. B., van der Tuin, I., & Verhoeff, N. (2023). Introduction to "Mobilizing Creativity, Part 1": A Humanities Perspective. Minnesota Review, 100(1), 60-64.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Perola Dourado, Eduardo Davel

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All authors who submit and publish in this journal agree to the following terms:
I hereby declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, in part or in whole.
I further declare that, once published in Repad, edited by the Federal University of Mato Grosso, Campus Rondonópolis, the Work will never be submitted by me or any of the other co-authors, if any, to any other journal.
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring about productive change as well as increase impact and impact. citation of the published work.
Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.