Criatividade no Ensino e Aprendizagem em Administração
Sistematização e Renovação da Produção Acadêmica
DOI:
10.30781/repad.v8i2.17685Palavras-chave:
Ensino em administração; Criatividade organizacional; Educação em administração; Revisão sistemática.Resumo
Objetivo: integrar e consolidar o conhecimento acadêmico sobre a criatividade no ensino e aprendizagem em administração
Proposta: Congregar a produção acadêmica sobre o ensino e aprendizagem da criatividade na administração e propor a sua renovação.
Pressuposto: A criatividade não é sistematicamente contemplada nas pesquisas sobre ensino e aprendizagem em administração, mesmo tendo, nas últimas décadas, se tornado um dos pilares da gestão contemporânea e das publicações acadêmicas.
Abordagens teóricas: Abordagens sobre o ensino e aprendizagem da administração e a criatividade organizacional.
Provocação: Os resultados desta pesquisa provocam integração, consolidação e renovação dos estudos sobre ensino e aprendizagem em administração preocupados com a criatividade organizacional.
Métodos: Revisão sistemática e narrativa da produção acadêmica, em que o foco recai sobre o processo de seleção, na interpretação reflexiva dos resultados, na geração de categorias integradoras e na proposição de perspectivas que problematizam e orientam pesquisas futuras.
Resultados: Agrupamentos conceituais para estruturar o entendimento sobre o a criatividade organizacional no contexto do ensino e aprendizagem em administração: posicionamentos, pedagogias e perspectivas. Os agrupamentos permitem mapear e melhor entender as pesquisas existentes, bem como identificar suas carências e oportunidades de pesquisa.
Conclusões: Os resultados desta pesquisa contribuem para estruturar, estimular e orientar pesquisas futuras por meio de três propostas: pedagogias baseadas na prática, pedagogias baseadas nas artes e uma perspectiva teórica da criatividade coletiva.
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