Criatividade no Ensino e Aprendizagem em Administração

Sistematização e Renovação da Produção Acadêmica

Autores

DOI:

10.30781/repad.v8i2.17685

Palavras-chave:

Ensino em administração; Criatividade organizacional; Educação em administração; Revisão sistemática.

Resumo

Objetivo: integrar e consolidar o conhecimento acadêmico sobre a criatividade no ensino e aprendizagem em administração

Proposta: Congregar a produção acadêmica sobre o ensino e aprendizagem da criatividade na administração e propor a sua renovação.

Pressuposto: A criatividade não é sistematicamente contemplada nas pesquisas sobre ensino e aprendizagem em administração, mesmo tendo, nas últimas décadas, se tornado um dos pilares da gestão contemporânea e das publicações acadêmicas.

Abordagens teóricas: Abordagens sobre o ensino e aprendizagem da administração e a criatividade organizacional.

Provocação: Os resultados desta pesquisa provocam integração, consolidação e renovação dos estudos sobre ensino e aprendizagem em administração preocupados com a criatividade organizacional.

Métodos: Revisão sistemática e narrativa da produção acadêmica, em que o foco recai sobre o processo de seleção, na interpretação reflexiva dos resultados, na geração de categorias integradoras e na proposição de perspectivas que problematizam e orientam pesquisas futuras.

Resultados: Agrupamentos conceituais para estruturar o entendimento sobre o a criatividade organizacional no contexto do ensino e aprendizagem em administração: posicionamentos, pedagogias e perspectivas. Os agrupamentos permitem mapear e melhor entender as pesquisas existentes, bem como identificar suas carências e oportunidades de pesquisa.

Conclusões: Os resultados desta pesquisa contribuem para estruturar, estimular e orientar pesquisas futuras por meio de três propostas: pedagogias baseadas na prática, pedagogias baseadas nas artes e uma perspectiva teórica da criatividade coletiva.

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Biografia do Autor

Perola Dourado, UFBA

Doutora em Administração (Universidade Federal da Bahia - UFBA) com Doutorado sanduíche na Webster University - Genebra/Suíça e na Dublin City University - Dublin/Irlanda. Mestre em Psicologia (UFBA). MBA/Especialista em Gestão de Pessoas (Centro Universitário Internacional - UNINTER). Graduada em Administração (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS). Autora de livro, capítulos de livro e artigos sobre criatividade, ensino e aprendizagem na administração, estudos baseados em prática, gestão de recursos hídricos e psicologia social e do trabalho. Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Organização, Cultura e Arte. Atua como servidora pública técnico administrativa em educação na Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

DOURADO, P.; DAVEL, E. Criatividade no Ensino e Aprendizagem em Administração: Sistematização e Renovação da Produção Acadêmica. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.30781/repad.v8i2.17685. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/17685. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos