ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA VERSUS COMPORTAMENTO FINANCEIRO: O Pagamento com Cartão de Crédito

Autores

DOI:

10.30781/repad.v5i3.13183

Palavras-chave:

Alfabetizacao Financeira. Comportamento Financeiro. Cartao de Credito.

Resumo

Os temas sobre alfabetização financeira, educação financeira e comportamento financeiro tem se destacado no meioacadêmico, esta relevância é atribuída ao crescente desenvolvimento dos mercados financeiros, das mudançasdemográficas, econômicas, políticas e sociais que a sociedade está exposta nas últimas décadas. Diante deste contexto,buscou-se investigar qual o comportamento financeiro, a partir dos gastos com cartão de crédito e perfil de renda, dosestudantes universitários da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC), da Universidade dePasso Fundo (UPF) em relação ao pagamento da fatura do cartão de crédito. O estudo é caracterizado como descritivo,para análise dos dados foi utilizado a técnica estatística da ANACOR. Dentro os diversos achados destaca-se o fato denão ocorrer uma relação significativa entre a idade versus pagamento da fatura de cartão de crédito em relação aocomprometimento do pagamento da fatura do cartão. Espera-se que o estudo contribua para oportunizar melhoriaseconômicas, sociais, desta forma, possibilitando que ações sejam realizadas para reduzir os níveis de endividamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABECS. Associacao brasileira empresas de cartão de credito e serviços. Disponível em: <http://www.abecs.org.br/>. Acesso em: set. de 2017.

ABREU, M. MENDES, V. Financial literacy and portfolio diversification.Quantitative Finance, 1-14. 2009.

ATKISON, A., & Messy, F. Measuring Financial Literacy: Results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) Pilot Study [Working Paper Nº 15]. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, OECD Publishing. Retrieved Apr 05, 2012.

BERNHEIM, B. D., GARRET, D. M., & MAKI, D. M. . Education and saving: The long-term effects of high school financial curriculum mandates. Journal of Public Economics, 80(3), 435-465. 2001.

BERNHEIN, B. D.; GARRET, D. M.. The effects of financial education in the workplace: evidence from a survey of households. Journal of Public Economics, v.87, p. 1487-1519.2003.

BESSA, S., FERMIANO, M. B., & CORIA, M. D.. Student's economic comprehension between 10 and 15 years old. Psicologia & Sociedade, 26(2), 410-419. 2014.

BRASIL/COREMEC. Educação financeira nas escolas – Ensino Médio. COREMEC, GAP, UNIBANCO, 2010.

BRASIL/ENEF. Estratégia Nacional de Educação Financeira – Plano Diretor da ENEF. 2011a. Disponível em http://www.vidaedinheiro.gov.br/legislação/efault.aspx. Acesso em: abril de 2017.

BRASIL/ENEF. Estratégia Nacional de Educação Financeira – Plano Diretor da ENEF: Anexos. 2011b. Disponível em http://www.vidaedinheiro.gov.br/legislação. Acesso: maio de 2017.

CULL. M. Whitton D. University Studantes Financial literacy levels: obstaclesand aids. Economic And Labour Relations Review, Londo, v.22, n.1p. 00-114.2011.

FÁVERO, L. P. et al. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro : Elsevier, Campus, 2009.

FAMÁ, R; CIOFFI, P. L.M.; COELHO, P. A. R. Contexto das Finanças Comportamentais: Anomalias e Eficiência do Mercado de Capitais Brasileiro. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 65-78, abril/junho 2008.

FERNANDES, D.; Lynch, J. G.; NETEMEYER, R. G. Management Science, v. 60, n.8, p. 1861- 1883, 2014.

GREENSPAN, A. The importance of financial education today. Social Education, v. 69, n.2, p. 64-67, Mar. 2005.

GRIFONI, A; Messy, F.A Current Status of National Strategies for Financial Education: A Comparative Analysis and Relevant Practices, OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, No. 16, OECD Publishing. 2012.

GROHMANN,A. Kouwenberg. R. e Menkhoff, L. Childhood roots of financial literacy. Journal of Economic Psychology (51)- 114–133. 2015.

HAIR. J.et.al Análise Multuvariada de Dados. 6. ed. Porto Alegre : Bookman, 2009.

HALFELD, Mauro.; Torres, Fabio de Freitas Leitão. Financas Comportamentais: Aplicado ao contexto Brasileiro. Acesso em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v41n2/v41n2a07.pdf>. Em 01/09/2017.

HIRA, T.K.; Loibl, C. Understanding the impact of employer-provides financial education on workplace satisfaction. The Journal of Consumer Affairs, v.39, n.1, p. 173-194, Summer 2005.

HUSTON, S. J. Measuring financial literacy.The Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 296-316, 2010.

KUNKEL, Franciele IR, et al. "Comportamento de Risco Financeiro dos Estudantes Universitários no Uso do Cartão de Crédito: uma Análise Comportamental." XVI SEMEAD–Seminários em Administração 16 (2013).

LIM, M.W. et al.Understanding Young Consumer Perceptions on Credit Card Usage: Implications for Responsible Consumption Contemporary Management Research. Pages 287-302, Vol. 10, No. 4, December. 2014.

LINTNER, G. (1998). `Behavioral finance: Why investors make bad decisions', The Planner.

LUSARDI, A., MITCHELL, O. S., & Curto, V. Financial literacy among the young. Journal of Consumer Affairs, 44(2), 358-380. 2010.

LUSARDI, A. MITCHELL, O. S.Financial Literacy and Retirement Planing in the United States: NBER Working Paper Series, N 17108, June. 2011.

LYONS, A. C. A profile of financially at-risk college students. The Journal of Consumer Affairs, v. 38, n. 1, p. 56-80, 2004.

LYONS, A. C. Credit practices and financial education needs of Midwest college students. In: Social Science Research Network, 2007. Disponível em: <http://www.acrwebsite.org/ search/view-conference-proceedings.aspx?Id=6915>. Acesso em: 26 agost. 2017.

MANDELL, L.; Klein, L.S. Motivation and financial literacy. Financial Services Review 16 105-116. 2007.

MAROCO, João. Análise estatística utilizando SPSS. 3. ed. Lisboa: Silabo, 2007.

MENDES-DA-SILVA, W.; NAKAMURA, W. T.; DE MORAES, D. C. Credit card risk behavior on college campuses: evidence from Brazil. Brazilian Administration Review, v. 9, n. 3, p. 351-373, 2012.

MILLAN, M.V.G. O Nível de Alfabetização financeira de Estudantes Universitários: um estudo sobre a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) – Dissertação (Mestrado) – Mestrado Profissional em Administração. 2015.

MUNDY, S. Financial Education Programmes in school: Analysis of selected current programmes and literature draft Recommendations for best practices. OCDE journal: General papers.2009.

NORMAN.A. S. Importance of financial education in making informed decision on spending.

Journal of Economics and International Finance Vol. 2(10), pp. 199-207, October 2010.

OLSEN, R. (1998). ‘Behavioral finance and its implications for stock price volatility’, Financial Analysts Journal.

OPLETALOVÁ, A. Financial education and financial literacy in the Czech education system. Social and Behavioral Sciences 171. 1176 – 1184. 2015

Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies.OECD, 2005a. Disponível em: http://www.browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/product/2105101e.pdf . Acesso em: maio de 2017.

____. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. Jul. 2005b. Disponível em < http://www.oecd.org > Acesso em: maio de 2017.

____. Financial literacy and inclusion: Results of OECD/INFE survey across countries and by gender. Paris, France: OECD Centre. 2013.

____. PISA 2012. Financial Literacy Assessment Framework. April, 2012. Disponível em: www.oecd.org/pisa/pisaproducts/46962580.pdf . Acesso em maio de 2017

Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD)/INFE (2012). INFE High-Level Principles For The Evaluation of Financial Education Programmes. Janeiro, 2012.Disponível em: http://www.oecd.org/dataoecd/38/63/49373959.pdf. Acesso em maio de 2017.

ORTON, L. Financial literacy: Lessons from international experience. Canadá: Canadian Policy Research Networks Inc.2007.

POTRICH, A. C. G., Vieira, K. M., & Kirch, G. Determinantes da Alfabetização Financeira: Análise da Influência de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Revista Contabilidade & Finanças, v.26, n.69, p. 362-377. 2015

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; CERETTA, P. S. Nível de Alfabetização Financeira dos estudantes universitários: afinal, o que é relevante? RECADM – Revista Eletrônica de Ciência Administrativa. Campo Largo, nov. 2013.

REDMUND D.L. Financial Literacy explicated: the case for a clearer definition in na increasingly complex economic. The Journal of Consumer Affairs.I thaca v. 44, n.2, p. 276-295. Summer 2010.

SHIM, S., BARBER, B. L., CARD, N. A., Xiao, J. J., & Serido, J. Financial socialization of first-year college students: The roles of parents, work, and education. Journal of youth and adolescence, 39(12), 1457-1470. 2010.

SILVA, P. R. Psicologia do risco de crédito: análise da contribuição de variáveis psicológicas em modelos de credit scoring. 244 f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de São Paulo, 2011.

WILLIS, L. E. Against Financial Literacy Education. Iowa Law Review, 94: 197–285. 2008

WORTHY, S. L.; JONKMAN., J.; BLINN-PIKE, L. Sensation-seeking, risk-taking, and problematic financial behaviors of college students. Journal of Family and Economicissues, v. 31, n. 2, p. 161-170, 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-31 — Atualizado em 2021-12-31

Versões

Como Citar

M. BOGONI, N.; GUARISE, M.; DE ALMEIDA, M.; HEIN, N. ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA VERSUS COMPORTAMENTO FINANCEIRO: O Pagamento com Cartão de Crédito. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 5, n. 3, 2021. DOI: 10.30781/repad.v5i3.13183. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13183. Acesso em: 27 abr. 2024.