Tecnologia da informação e comunicação na logística das atividades de corte, carregamento e transporte na indústria sucroenergética
Um estudo de caso
DOI:
10.30781/repad.v5i1.11643Resumo
A indústria mundial está passando por uma fase de transformação com a Indústria 4.0, onde as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm participação fundamental para efetivação deste processo. O conceito de Indústria 4.0 expandiu-se para a agropecuária, incluindo o setor sucroenergético, no qual o Brasil vem apresentando-se, nos últimos anos, como o maior produtor mundial de açúcar e etanol. Um dos grandes desafios da indústria sucroenergética é manter uma alimentação contínua das moendas industriais com a matéria-prima do campo, portanto é essencial o bom gerenciamento das operações logísticas de Corte, Carregamento e Transporte (CCT), atividades responsáveis pela entrega da cana-de-açúcar até a indústria. Este trabalho concentrou-se na constatação e análise, através de um estudo de caso na maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, de como a implantação de TIC da Indústria 4.0 nas atividades logísticas de CCT podem proporcionar melhora na gestão. Com as constatações e análises foi possível identificar as contribuições do uso das TIC no gerenciamento e tomada de decisões no processo de CCT, além da verificação da existência de oportunidades de melhorias, principalmente no processo industrial, uma vez que a implantação das TIC da empresa estudada limitou-se somente à área agrícola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caio César da Silva Migano, Profa. Dra. Andreia Marize Rodrigues, Prof. Dr. Marcelo Girotto Rebelato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.