Avaliação de veículos utilizados na distribuição urbana de mercadorias na perspectiva do bem-estar da população
DOI:
10.30781/repad.v5i1.11378Resumo
O crescimento das cidades e a valorização do conforto de seus habitantes determina um trade-off que pondera entre o transporte urbano de mercadorias, possível gerador de desconforto, e o bem-estar da população. A utilização correta de insumos, inputs, e a efetiva entrega de produtos, outputs, determinam a eficiência, cuja comparação entre seus pares indica o benchmarking. Os outputs representam a perfeita realização dos resultados esperados do processo de transporte urbano de mercadorias, enquanto os inputs representam a tolerância da população aos impactos negativos causados ao seu bem-estar. A pesquisa se utiliza da análise envoltória de dados para avaliar os veículos utilizados no transporte urbano de mercadorias, e indica como benchmarking aquele que promova menores desconfortos aos moradores. Como resultado, são identificados os veículos mais eficientes por realizarem a sua atividade mantendo o bem-estar da população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cesar Eduardo Leite, Sérgio Ronaldo Granemann, João Carlos Félix Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.