O COACHING COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS: Um estudo de caso na Secretaria de Planejamento do Estado de Alagoas - SEPLAG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30781/repad.v4i2.10225


Resumo

Este artigo analisa a possibilidade do uso do coaching como auxiliar no processo da gestão por competência. O presente estudo visa responder a seguinte indagação, quais as dificuldades no desenvolvimento e aprimoramento da gestão por competência? E tem como objetivo analisar as possíveis soluções para as dificuldades no desenvolvimento da gestão por competências. Abordando os diversos conceitos de competência, as formas de implantação desse modelo de gestão, as dificuldades encontradas na implantação desse modelo, e as formas de soluciona-las, tendo em vista o coaching como a principal ferramenta de solução. Foi adotado como metodologia deste estudo a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, na coleta de dados incluiu livros, periódicos, artigos científicos entre outras fontes. Foi utilizado um questionário contendo 10 itens para avaliar a percepção de pessoas que vivenciam o processo da gestão por competência. A partir da coleta de dados foi possível obter conclusões parciais sobre o uso do coaching como uma ferramenta essencial para a implantação da gestão por competências, auxiliando no desenvolvimento e aprimoramento das competências individuais, e por sua vez, organizacionais.

Downloads

Biografia do Autor

  • Fernandes Palmeira dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • Edilene Gomes Queiroz Siqueira, Universidade Estadual de Alagoas, Maceió-Alagoas, Brasil
  • Katia Jeane Alves Mota Ramos, Universidade Estadual de Alagoas, Maceió-Alagoas, Brasil
  • Orlando Ramos Nascimento Jr., Universidade Estadual de Alagoas, Maceió-Alagoas, Brasil

Downloads

Publicado

2020-05-24

Como Citar

O COACHING COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS: Um estudo de caso na Secretaria de Planejamento do Estado de Alagoas - SEPLAG. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 24–41, 2020. DOI: 10.30781/repad.v4i2.10225. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/10225. Acesso em: 21 abr. 2025.