A RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS SOCIODEMOGRAFICAS E UMA MARCA TOP OF MIND DE COSMETICOS

Autores

DOI:

10.30781/repad.v4i2.10005

Palavras-chave:

Marketing. Top of mind. Valor de marca. Comportamento do consumidor.

Resumo

O estudo sobre o comportamento do consumidor é importante para que as empresas construam suas marcas e consquistem consumidores, de forma que possam enfrentar a concorrência e manter a continuidade dos negócios. Neste sentindo, o presente trabalho tem como objetivo verificar se as variáveis sociodemograficas se relacionam com a marca top of mind para cuidados com os cabelos. Para tanto se utilizou de uma pesquisa descritiva, bibliográfica, do tipo survey e com a utilização de questionários semiestruturados que foram aplicados em uma amostra não probabilística e por conviniência, sendo os questionários distribuídos com uso das redes sociais e internet. Os dados foram analisados com o uso de técnicas estatística descritiva, correlação de Pearson e regressão linear simples. Após as análises se verificou uma correlação entre duas variáveis que apresentou um R² de 3,88%, não sendo possível aplicar as técnicas de regressão linear tendo em vista o não cumprimentos dos pressupostos de normalidade e homoscedastidade para o uso do modelo. Portanto, como principais achados, tem-se a marca Pantene com mais lembrada, que a melhor correlação entre as marcas e as variáveis sociodemográficas foi pantene e renda familiar, não sendo possível elaborar uma equação preditiva desta relação.

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Biografia do Autor

Macário Neri Ferreira Neto, Universidade de Fortaleza

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Mestre Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (2018); Especialista em Finanças, Contabilidade e Controladoria pela Unoeste (2016); Especialista MBA Gestão Financeira de Empresas pela Universidade Potiguar (2013); especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Estado do RN (2010); Especialista MBA em Negócios Financeiros pela PUC-RJ (2007). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar (2013) e em Administração pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (1999). Professor universitário pela Uninassau e funcionário do Banco do Brasil. Estudos e experiências na área de administração e contábeis, atuando principalmente nas seguintes áreas: competitividade, estratégia, finanças, gestão de recursos humanos, empreendedorismo, sustentabilidade e docência.

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Publicado

2020-05-24

Como Citar

CASTRO, J. L. de C.; PITOMBEIRA, R. T. de A.; FERREIRA NETO, M. N.; CAETANO, T. M.; SOBRAL E SILVA, F. A. A RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS SOCIODEMOGRAFICAS E UMA MARCA TOP OF MIND DE COSMETICOS. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 81–94, 2020. DOI: 10.30781/repad.v4i2.10005. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/10005. Acesso em: 6 dez. 2024.