A produção literária sobre homofobia internalizada
DOI:

Resumo
Este estudo caracteriza-se por ser uma revisão de literatura que aborda a produção sobre Homofobia Internalizada (HI) entre 2010-2017. Objetivamos discutir como a literatura aborda sua manifestação, quais fatores relacionados à mesma e suas consequências. Para isso, selecionamos 22 artigos através dos descritores “Homofobia AND Internalizada” das bases de dados Scielo, Pepsic e CAPES nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Os artigos colhidos foram analisados através de um protocolo criado pelos autores. Os resultados discutem que homossexuais internalizam o estigma contra a homossexualidade desde tenra idade e isso os prejudica na formação de uma identidade saudável, além do que, estes estão em maior vulnerabilidade para o uso de álcool, outras drogas e suicídio. A HI é projetada na forma de ódio contra homossexuais que não atendem ao binarismo de gênero. E atinge com mais força ainda os homossexuais ditos “afeminados”. A religião possui forte papel na internalização de estigmas e é preciso vencer a HI para viver sua orientação sexual de maneira saudável e plena.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Homocultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.