Para além das plumas e paetês: movimento LGBT no enfrentamento à LGBTfobia em Belém (PA)

Autores

  • Elton Santa Brígida do Rozario Universidade Federal do Pará

Resumo

Este trabalho resulta da dissertação de mestrado defendida em 2016, cujo objeto esteve centrado na análise dos processos organizativos dos movimentos LGBT’s e suas contribuições para formulação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento à LGBTfobia em Belém do Pará. Uma análise eminentemente histórica e de resgate da memória do movimento LGBT, assim como o seu fortalecimento nesta conjuntura contemporânea de retrocesso atual, esfacelamento da carta magna brasileira e da violação à cidadania. Uma contribuição ao Serviço Social para a formação dos Assistentes Sociais no concernente à categoria na defesa intransigente dos direitos humanos e intervenção social fundamentado no Projeto ético-político.

 

Biografia do Autor

Elton Santa Brígida do Rozario, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Psicologia pela UFMG, Mestre em Serviço Social e Políticas Públicas pela UFPA, Assistente Social.

Referências

ARENDT, Hannah. Da Violência. 2004. Tradução de Maria Drummont. Disponível em: . Acesso em: 15 maio. 2016.

BELÉM. Secretaria de Municipal de Assuntos Jurídicos – SEMAJ. Direitos Humanos: opção política e construção da cidadania em Belém. Belém: SEMAJ, 2003.

BOURDIE, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria helena Kuhner – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

BOURDIE, Pierre. O poder simbólico. Tradução Maria helena Kuhner – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BORRILLO, Daniel. HOMOFOBIA: História e crítica de um preconceito. Tradução: Guilherme Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRASIL, Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Brasil Sem Homofobia: Programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual. Brasília: Ministério da Saúde, p. 1-31, 2004. Disponível em < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf> acesso em 05/03/13.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CHAUÍ, Marilena. Repressão sexual: essa nossa (dês)conhecida. São Paulo: Brasiliense, 1985.

FACCHINI, Regina. Sopa de letrinhas?: movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 90. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

FACCHINI, Regina. Entre umas e outras: mulheres, (homo) sexualidades e diferenças na cidade de São Paulo. 2008. 323 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas – São Paulo.

FILHO, Mílton Ribeiro da Silva. et al. A Filha da Chiquita Bacana: uma etnografia da Festa da Chiquita em Belém do Pará. In: 36° Encontro Anual da ANPOCS, 2012, Águas de Lindóia-SP. Anais eletônicos... Àguas de Lindóia: SBS, 2012. Disponível em: <http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=8229&Itemid=76>. Acesso em: 20 fev. 2016.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de janeiro: Graal, 1984.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade III: o cuidado de si. Rio de janeiro: Paz & Terra, São Paulo, 2014

FRANCO, José Luiz de Moraes; GONTIGO, Fabiano. Memórias do Movimento LGBT: da sociedade Mattachine ao Estado do Pará, a conquista de direitos e suas demandas sociais. 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2016.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais no início do século XXI: antigos e novos atores. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

GONTIJO, Fabiano. O rei momo e o arco-íris: homossexualidade e carnaval no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

GREENVISION. As Filhas da Chiquita. Dir. Priscilla Brasil. Documentário, 52 min., cor, Brasil, 2006.

LAURETIS, Teresa. A tecnologia do gênero. 1987. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2016.

MACHADO, Frederico Viana. Muito além do arco-íris. a constituição de identidades coletivas entre a sociedade civil e o Estado. 2007. 274 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG.

MOTT, Luis. Escravidão, Homossexualidade e Demonologia. São Paulo: Ícone, 1998.

PRADO, Marco Aurélio Máximo; MACHADO, Frederico Viana. Preconceito contra homossexualidades: a hierarquia da invisibilidade. São Paulo: Cortez, 2008.

SEDGWICK, Eve Kosofsky. A epistemologia do armário. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cpa/n28/03.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2016.

SIMÕES, Júlio Assis; FACCHINI. Na trilha do arco-íris: do movimento homossexual ao LGBT. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2009.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre